Como é a vida numa aldeia portuguesa?

Como é a vida numa típica aldeia portuguesa? Passeio em fim de semana na aldeia de Juízo, no centro de Portugal, e mostro tudo para vocês!

Casas do Juízo

Que Portugal está cheio de aldeias encantadoras, todo mundo sabe! Mas já pensou em passar um fim de semana numa aldeia típica beirã, em casas que já foram do Império Romano? Assim são as Casas do Juízo! Moradias de pedra renovadas, construídas com base nas casas romanas e com todo o conforto possível!

São várias casinhas, com até 4 quartos e capacidade para 8 pessoas, numa vila cercada de paz e calma. Eu fiquei na Casa do Juiz, a maior delas, com 4 quartos, uma sala enorme e uma simpática varanda com vista para o por do sol! Todas as casas tem internet, ar condicionado, lareira (no inverno faz um frio danado por lá!), secado de cabelos, televisão…

A cozinha está toda equipada e pronta para ser usada! Mas se preferir, você pode pedir café da manhã e jantar na Taberna do Juízo, restaurante da vila. Recomendo muito, já que a comida é ótima e o ambiente uma graça!

O Senhor José Guerra é o responsável pela renovação das casas e da aldeia em geral. Se for para lá, não deixe de fazer um tour guiado com ele pela aldeia! Você vai descobrir diversas pedras com desenhos ancestrais, visitar lugares onde os animais ficavam, onde o vinho e azeite eram feitos… Uma verdadeira aula de história à céu aberto!

Vida na aldeia portuguesa

No fim de semana que fiquei em Juízo, pude aproveitar toda a calma e ver como é a vida numa aldeia portuguesa! Vi o pão sendo preparado e assado no forno à lenha, dancei na praça da vila com música ao vivo, vi o pastoreio das ovelhas, comi frutas direto do pé… Tudo sempre acompanhado de uma simpatia sem fim de todos os moradores da aldeia!

Claro que não faltaram piadas com o nome da aldeia! Já tomei uma dose de juízo logo no check in! Sim, existe um licor produzido por ali que leva esse nome divertido. Fotos na placa da estrada? Também temos! rs

Aldeias Históricas de Portugal: Marialva

As Casas do Juízo ficam numa região privilegiada: bem no meio de 5 aldeias históricas! No domingo, antes de pegar o trem de volta para Lisboa, demos uma volta por Marialva. Uma vilinha pequena, com uma grande fortificação, uma igreja e uma capela com o teto toooodo decorado!

Para explorar o centro de Portugal, o melhor mesmo é alugar um carro, já que trens e ônibus nem sempre chegam nas aldeias menores. De carro, você tem a liberdade para andar por toda a região e descobrir outros cantinhos encantadores!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos! 

Reserve sua estadia nas Casas do Juízo aqui: http://bit.ly/2MmZps7 e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Fui às Casas do Juízo à convite do próprio local. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

  1. […] Aldeias – esse é o momento certo para explorar as aldeias encantadoras de Portugal! Pequeninas, algumas com castelos, outras rodeadas de natureza, cada uma delas tem um charme especial. Você pode escolher as aldeias de xisto da Serra da Lousã, Piódão, na Serra da Estrela, aldeias históricas como Idanha-a-velha ou até mesmo uma aldeia pescatória como Escaroupim, próxima à Lisboa. Passar um fim de semana numa aldeia é uma experiência única e deliciosa, como eu pude comprovar quando estive em nas Casas do Juízo. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve