Vamos aprender como editar fotos no celular?

Clique aqui para assistir
Apps para editar fotos

Costumo usar o Snapseed para editar minhas fotos, que é um aplicativo gratuito, com muitas funcionalidades e fácil de usar. Muita gente prefere o Lightroom, mas confesso que não gosto dos presets do Lightroom pq acho que as fotos ficam todas iguais. E né, a vida real não tem sempre a mesma paleta de cores!

Como editar fotos no celular

Aqui o passo a passo básico que sigo para editar as fotos no Snapseed:

  1. Girar: A primeira coisa que faço é corrigir a linha do horizonte.
  2. Ajustar imagem e clicar na “varinha mágica”. Aí vejo o que o aplicativo fez automaticamente e vejo se quero melhorar algo mais. Sempre mexo na função “ambiente”, já que ela costuma deixar as imagens melhores em geral. Também costumo aumentar o brilho, diminuir as sombras e aumentar um pouco a saturação para as cores ficarem mais fortes. Basicamente eu vou mexendo e testando todas as funções para ver o que fica melhor. 
  3. Se tiver alguma área específica que precisa de algum tratamento especial, eu uso a função “seletivo”. Com ela dá para corrigir brilho, contraste, saturação e estrutura. 
  4. Você pode usar também a função pincel para clarear ou escurecer algum ponto da foto, alterar exposição, temperatura e saturação. Muitas vezes uso uma dessas duas funções para clarear o rosto ou outras áreas da foto que ficaram com pouca luz.
  5. Se precisar, eu corto a foto para ter um ângulo melhor, sempre deixando alguma margem em cima e embaixo para não cortar na hora de publicar no Instagram.
  6. Por fim, sempre uso a função “Vinheta”, que cria um ponto focal na foto, chamando a atenção para onde você quiser. 

Costumo seguir estes passos no Snapseed, mas você pode fazer o mesmo em qualquer outro aplicativo de edição de fotos.

Como editar fotos no celular

Dependendo da foto, tem outros truques que uso para deixá-las melhores:

  • Função “retrato”: Como o próprio nome já diz, é ideal para fotografias de rosto. Dá uma suavizada na pele, além de destacar o rosto e os olhos.
  • Quando o céu está nublado, uso os Realces (dentro de “ajustar imagem”) para criar nuvens dramáticas! Em outros aplicativos, esta função também pode se chamar “altas luzes”.
  • Em alguns casos, preciso de mais área em volta do objeto principal da foto. Aí uso a função “Expandir a foto”. Tenha cuidado para não criar coisas estranhas na foto. Isso funciona melhor com fotos que tenham as beiradas mais “lisas” sem grandes detalhes: céu, grama, muros lisos etc. 
  • Outra função ótima é “perspectiva”, que dá para corrigir o ângulo do qual a foto foi tirada. Aqui também temos que ter cuidado para não criar coisas estranhas na foto nem distorcer os objetos da foto. Nada de pessoas super altas e magras ou baixinhas e achatadas! rs –

O Snapseed tem várias outras funções, o truque é ir fuçando em tudo, experimentando, até ver o que fica melhor com a foto que você está editando naquele momento. 

Como apagar objetos das fotos

Outro aplicativo que eu uso com alguma frequência é o Retouch, para apagar coisas que eu não quero. Este aplicativo é pago, mas é baratinho: 2 dólares para sempre. Ele é ótimo para tirar objetos que estejam poluindo a paisagem como fios elétricos e pessoas. 

Snapseed também tem uma função que dá para apagar objetos (chama “correção”), mas não é tão fácil e rápido de usar e o resultado pode não ficar muito bom. Mas se usar com muita paciência, dá certo. 

Agora, use essa função de apagar coisas com cuidado. Afinal a ideia da foto é mostrar a realidade e não um lugar que só existe na sua edição, né? Eu pessoalmente não acho muito “justo” publicar fotos em paisagens sem ninguém atrás, sendo que o lugar estava lotado e eu tirei todas as pessoas em algum aplicativo. Além de não retratar a realidade, esse tipo de tratamento pode demorar muito e ainda ficar tosco. O truque nesses casos é esperar algum momento sem ninguém na hora do clique (como fiz em Costa Nova, em Aveiro) ou acordar muito cedo para pegar o local sem uma multidão, como fiz na Fontana di Trevi em Roma há uns anos. 

Como faço para tirar celulite e estria? Afinar a cintura? Alongar a silhueta? Não faz, simples assim. Tem aplicativos que faz isso? Tem, muitos! Mas né, vamos combinar que todas as mulheres tem celulite e estrias, até mesmo as grandes modelos. O grande truque para “disfarçar” isso está na hora de fotografar mesmo: luz e posição do corpo.  Mas lembrem-se que isso é normal e que a gente não tem que esconder nada, ok? 

Como editar fotos no iPhone

Os próprios celular já tem várias funções para editar fotos, sem precisar baixar nenhum aplicativo extra. Inclusive, quando quero fazer algo mais rápido e pontual, acabo editando diretamente no iPhone, bem rápido e prático.

O mais importante na hora de editar uma foto é não exagerar! A ideia é melhorar a foto e não criar uma realidade paralela. A não ser que o objetivo seja esse mesmo, mas aí é outro tipo de edição… Tem foto que nem precisa de tratamento! Essa foto que tirei no último verão no Algarve, por exemplo. A luz está ótima, as cores lindas, o enquadramento perfeito. Ela não precisa de tratamento nenhum! 

Espero que vocês tenham gostado de ver como edito as minhas fotos. Se tiver alguma outra dúvida ou quiser ver algum vídeo específico, deixa um comentário! 

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

como editar fotos
Salve esta imagem no Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui