Decidi fazer este vídeo para falar como está a minha rotina aqui em Portugal e também tentar transmitir um pouco de calma à quem está fora daqui.

Importante dizer que as informações mudam a cada minuto! A todo momento, saem novos decretos do governo, novas informações… Tanto que gravei este vídeo no domingo e hoje, quarta, tudo já mudou!

Se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir: Corona Vírus em Portugal

Minha rotina com o Corona Vírus em Portugal

Segunda-feira, eu chegue ia ir para o escritório e trabalhar. Propus o home office, já que meu trabalho pode ser feito de qualquer lugar. Não aceitaram e me fizeram tirar férias. Isso é ilegal, mas né, aceitei porque prefiro ficar em casa em segurança. Então desde terça-feira estou em casa, de “férias”, tentando criar uma nova rotina.

Hoje, quarta-feira, foi declarado estado de emergência em Portugal, então novas medidas serão anunciadas em breve. Escolas estão fechadas, muitos restaurantes fechados, com horário reduzido e lotação limitada. Baladas fechadas e bares com horários reduzidos. Muitas lojas já estão fechadas: todas do grupo Inditex (Zara, Lefties etc), H&M, Primark, Ikea… Muito provavelmente, ficaremos como na Itália: tudo fechado, exceto farmácias e mercados. Mas vamos aguardar as próximas notícias!

Corona Vírus em Portugal: Fake news

Informem-se pelos meios oficiais: governos e organizações de saúde. Por favor, não acreditem no que vocês vem no whatsapp, facebook… Eu já vi muita fake news por aí, inclusive falando que aqui em Portugal estava faltando comida!!!

Gente, não está faltando nada. Obviamente, álcool em gel e máscaras estão mais difíceis de encontrar, mas ainda tem em alguns lugares. Os mercados estão cheios de mercadorias e algumas coisas estão acabando rapidamente, mas tudo é reposto no mesmo dia ou dia seguinte.

Aqui aproveito para apelar ao bom senso de todo mundo: parem de comprar tudo feito uns loucos, como se o mundo fosse acabar amanhã. O que você compra extra, para estocar, pode fazer falta para a próxima pessoa. Afinal, você não precisa de 100 rolos de papel higiênico, 50 feijões enlatados e 15 litros de alcool gel, não é mesmo?

Se informem por sites de notícias confiáveis. Em Portugal leio: Público e Observador, no Brasil leio Estadão e Folha e na Itália Leio o Corriere. Óbvio que existem outros jornais confiáveis, mas eu foco nesses porque se começar a ler absolutamente tudo sobre o assunto, vou acabar surtando.

Devo cancelar minha viagem à Europa?

Atualmente, você é obrigado a cancelar a sua viagem. As fronteiras da União Européia estão fechadas até o dia 17 de abril, pelo menos (você pode ler a notícia aqui). Não recomendo à ninguém viajar para cá, na verdade para nenhum lugar, pelo menos nos próximos 2 meses. Não sabemos quanto tempo isso vai durar… Eu já desmarquei todas as minhas viagens até maio, e vocês podem imaginar o quanto isso me dói. Me dói porque viajar é o que eu mais amo fazer e além disso, faz parte do meu trabalho. Mas não vou me colocar em risco e, principalmente, não vou colocar as outras pessoas em risco.

Quem está viajando neste momento?

Quem estiver viajando agora, minha sugestão é: tente adiantar seu voo para voltar para sua casa o quanto antes. Muitos países estão fechando as fronteiras. Aqui em Portugal, a fronteira com a Espanha já está fechada. Aeroportos ainda estão abertos mas com vôos super restritos. Informe-se com a companhia aérea e com o governo do país onde você está. Ninguém pode ser impedido de voltar para o seu país de origem (residência ou nacionalidade). No entanto, esse processo de volta está ficando cada dia mais difícil.

E agora?

Agora nós temos que ficar em casa. Isso é o mais importante. FIQUEM EM CASA!!! Pela sua saúde e pela saúde dos outros. Não é o momento de sermos egoístas. Vou continuar produzindo conteúdo para vocês aqui no blog, no Youtube e no Instagram. Se tiverem dicas de posts e vídeos, quiserem ver algo especial por aqui, deixa um comentário! Toda ajuda é bem vinda!

Para tentar deixar esse período mais leve para todos nós, vou fazer uma live diária no Instagram @LuliMonteleone todo dia às 22h de Portugal (19h do Brasil). Serão alguns minutos pra gente conversar, dar risada, se distrair, tentar esquecer de um pouco esse pesadelo. Juntos, mas cada um em sua casa, vamos vencer isso!

1 COMENTÁRIO

  1. […] A situação aqui em Portugal começou a ficar “estranha” dia 11 de março. Era uma quarta-feira, saí do trabalho e fui para a academia, que já estava super vazia. De lá, fui ao supermercado para fazer as compras da semana e já senti um pânico geral: prateleiras vazias, pessoas comprando muito mais do que necessário… Até o fim daquela semana, trabalhei normalmente, mas deixei de ir à academia. Passei o fim de semana em casa, quando gravei o primeiro vídeo sobre o Corona Vírus em Portugal. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui