Dia 4 de maio começou o plano de desconfinamento em Portugal! Aqui em Portugal nunca foi proibido sair na rua, mas ainda temos o dever cívico de permanecer em casa. No entanto, algumas coisas já abriram e por isso resolvi dar uma voltinha de carro, respeitando todas as medidas de segurança, para mostrar como está o fim da quarentena em Lisboa!

Desconfinamento em Portugal

Comecei o tour pelo fim da quarentena em Lisboa no Parque Eduardo VII, um dos mais icônicos de Lisboa. Vi algumas pessoas caminhando, outras sentadas, mas sem aglomerações.

Na Baixa-Chiado já vi mais movimento. Ali algumas lojas já estão abertas e as ruas estavam mais cheias, tanto que usei máscara porque estava sempre cruzando com outros pedestres.

A Praça do Comércio continua super vazia e o acesso à parte mais perto do Rio (na Ribeira das Naus), continua fechado com faixas de plástico. Ali vi bastante gente aproveitando para caminhar na beira do rio ou tomar sol no gramado. Mais uma vez, sem aglomerações.

As ruas de Belém, onde fica o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, continuam vazias. É uma região que tem pouco comércio e que só fica lotada por conta dos turistas, portanto deve continuar vazio por um bom tempo ainda…

Terminei no lugar que mais sentia falta: praia! E ali que vi os maiores problemas do desconfinamento em Portugal. Fazia calor no dia (quase 30 graus!) e apesar de não ser permitido ficar na areia tomando sol, a praia estava bem cheia de gente fazendo justamente isso. Dirigindo pela Marginal (avenida que liga Lisboa à Cascais e passa por várias praias), também vi várias aglomerações de surfistas em Carcavelos. Acho até que vi aulas de surf, com os alunos com a mesma camiseta e super perto uns dos outros. Se continuar assim, acredito que a Câmara de Cascais volte atrás e proíba tudo de novo, uma pena…

Medidas do Desconfinamento em Portugal

Aqui as medidas do plano de desconfinamento em Portugal:

  • Máscaras: devem ser usadas em locais fechados e transportes públicos.
  • Lojas: lojas de até 200 metros quadrados com porta para a rua já abriram.
  • Restaurantes: continuam abertos apenas para take away ou delivery.
  • Trabalho: O governo ainda prioriza o teletrabalho, como é chamado o home office aqui em Portugal. Só em junho que isso deve acabar, ainda assim com algumas restrições.
  • Parques e jardins: estão abertos mas ainda é aconselhável manter a distância de segurança. É proibido aglomerações com mais de 10 pessoas.
  • Museus e Monumentos: abrem apenas dia 18 de maio.
  • Praias: depende de qual praia. Nas praias de Cascais, você pode fazer exercícios físicos, caminhar, surfar, mas não pode ficar parado na areia, tomando sol.

Óbvio que essas regras podem mudar a qualquer momento, tudo depende do número de pessoas contagiadas.

Plano desconfinamento em Portugal
As medidas do governo de Portugal

Muitas regras são bem subjetivas, então é muito complicado falar o que é certo e o que é errado. Afinal, algumas lojas estão abertas, prontas para receber consumidores. No entanto, ainda temos o dever cívico de ficar em casa. Não faz muito sentido as lojas abrirem se as pessoas não podem sair de casa para ir até elas, né? Além disso, está todo mundo com pouco dinheiro, já que muita gente perdeu o emprego ou teve reduções drásticas no salário… Enfim…

Acho que agora temos que apelar mais do que nunca ao bom senso, evitando aglomerações e locais que possam ficar muito cheios.

É importante seguir sempre as indicações do governo do local onde você está e consultar estas medidas com regularidade, já que pode mudar a qualquer momento.

Cuidado com fake news, informe-se em portais de notícias renomados. Não confie nas informações que você vê no Facebook ou recebe pelo Whatsapp!!!

No Brasil, só não vale seguir o que o presidente fala, porque ele é um idiota, para não falar outra coisa… Pelo menos os governadores e prefeitos parecem estar fazendo um bom trabalho.

Aqui alguns links para consultar as medidas do plano de desconfinamento em Portugal:

Aqui você pode ver todos os posts que já publiquei sobre Coisas para fazer na quarentena e Isolamento social.

Tem alguma dica legal do que fazer durante o isolamento? Viu algum meme engraçado? Algum curso online? Quer ver algum conteúdo especial por aqui? Deixa aqui nos comentários!

Continuarei produzindo conteúdo para vocês aqui no blog e no Youtube. No Instagram @LuliMonteleone, estou mostrando a minha rotina, dando dicas e falando besteira pra gente se divertir juntos!

Fiquem em casa, fiquem seguros.

desconfinamento em portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui