Booking.com

Domus Aurea: visitando a casa do Nero!

Hoje vamos passear pela Domus Aurea, a casa dourada do Nero! O imperador mais polêmico do Império Romano possuía uma enorme propriedade ao lado do atual Coliseu, que hoje pode ser visitada em alguns dias específicos.

 

Domus Aurea em Roma

A visita começa com um pequeno vídeo que conta um pouco mais da história do local. A Domus Aurea também era conhecida como a Casa Dourada, por conta da sua decoração luxuosa em mármore, ouro e pedras preciosas. O local era gigantesco: onde hoje fica o Coliseu, era o lago da propriedade!

Domus Aurea em Roma
Uma das pinturas na parede

Como Nero foi condenado pelos senadores romanos, fazia parte de sua sentença que tudo relativo à sua trajetória fosse apagado de Roma. Por isso a Domus Aurea foi totalmente enterrada e suas decorações usadas em outras obras da cidade.

Como visitar a Domus Aurea em Roma

Na visita percorremos alguns cômodos que já estão escavados e é possível ver algumas pinturas nas paredes, mas nada de muito impressionante. O mais legal mesmo é a parte da realidade virtual: sentamos numa sala e através de óculos podemos passear pelos aposentos luxuosos onde Nero morou, tudo ricamente decorado com mármore, ouro e pedras preciosas!

Como visitar a Domus Aurea em Roma

Todas as visitas à Domus Aurea são guiadas, e os guias são profissionais que trabalham nas escavações. Isso é um detalhe super importante, já que sobrou pouco da Casa Dourada original e a explicação de um expert é imprescindível para entender a história e importância do local.

Como visitar a Domus Aurea, Casa Dourada de Nero, em Roma
Um dos tetos ricamente decorados!

A Domus Aurea ainda é um local em escavação (que não deve acabar tão cedo por conta do tamanho) então os ingressos para visitá-la são bem reduzidos e concorridos. Compre com antecedência através deste site.

Termas de Trajano

Em cima da Domus Aurea, fica o parco Colle Oppio, onde podemos ver as termas de Trajano. Trajano foi o imperador seguinte à Nero, ele quem “desmontou” e deu novo uso à Domus Aurea. Daí as termas serem em cima da casa Dourada, pois foi um local construído para o povo romano usar em seus momentos de lazer.

Termas de Trajano, em Roma, Itália

Hoje o parque é bem gostoso de passear, com as ruínas à vista, vários bancos para sentar e descansar. É também desse parque que se tem uma bela vista do Coliseu!

Domus Aurea: a casa do imperador Nero em Roma

Moisés de Michelangelo

Bem pertinho, fica a igreja San Pietro in Vincoli, onde está a escultura Moisés, de Michelangelo, uma obra lindíssima e com entrada grátis! Ali também ficam as correntes que prenderam São Pedro em Jerusálem.

Moisés de Michelangelo em Roma

Gostaram de visitar a Domus Aurea? Ainda tenho muito para mostrar de Roma para vocês!

Se inscrevam no canal do Trend Tips no Youtube para assistirem antes aos vídeos! 

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve