Home Viagem Europa Enoturismo: Vinho Verde!

Enoturismo: Vinho Verde!

0
Enoturismo: Vinho Verde!

Vamos fazer enoturismo vinho verde em Lousada, norte de Portugal?

Enoturismo Vinho Verde

Eu confesso que nem sabia da existência do Vinho Verde até me mudar para Portugal. Quando o descobri (há uns bons anos já!), me apaixonei, mas sabia muito pouco sobre o assunto. Achava, inclusive, que vinho verde era um tipo de vinho como o tinto, rosa, branco… Quando finalmente descobri que Vinho Verde é uma região demarcada (como Douro, Alentejo, Dão) sabia que precisava visitar o local para aprender mais sobre meu vinho favorito!

Assim, no primeiro fim de semana pós quarentena, rumei para o Norte de Portugal para passar um fim de semana em Lousada, na região do vinho verde!

Vinho Verde: Terroir Lousada

Como já falei antes, o vinho verde não é a “cor” do vinho, e sim uma região demarcada. O vinho verde tradicional é branco e possui um pouco de gás. Mas existe também vinho verde rosé, vinho verde tinto, vinho verde sem gás… Todos são frescos, leves, frutados e deliciosos!

Vinho verde região
Imagem: vinhoverde.pt

Na experiência Terroir Lousada, promovida por quatro quintas da região, você vai poder provar muitos vinhos verdes e aprender mais sobre o assunto! São vários programas disponíveis de enoturismo vinho verde, desde provas de 4 vinhos até a experiência Terroir Lousada completa, com preços entre 25€ e 90€. Eu fiz a experiência completa, com duração de um dia inteiro, e recomendo muito! Para fazer a reserva, basta entrar em contacto direto com qualquer uma das quintas participantes do projeto.

Começamos o dia com um passeio pela Quinta de Lourosa, andando pelas vinhas, visitando a adega e provando vinho direto da fonte! rs Seguimos para a Casa de Juste, uma casa histórica e lindíssima! Por lá, almoçamos e provamos alguns vinhos produzidos com as uvas do local. Eu realmente adorei esse local, cheio de cantinhos fotogênicos!

À tarde fomos para a Quinta da Tapada, onde demos um passeio pelos jardins e provamos vinhos e queijos produzidos no local.

No fim do dia, fizemos uma prova dos vinhos 100 Igual. Como o próprio nome diz, estes vinhos são super diferentes, realmente únicos! Terminamos o dia com um jantar harmonizado com diversos vinhos da região no Restaurante Visconde, em Lousada.

Enoturismo em Lousada

Durante o fim de semana, fiquei hospedada na Quinta de Lourosa, um alojamento local rodeado de vinhas. O espaço é uma graça, super charmoso e confortável. Fiquei num dos quartos feitos em pedra, onde antes funcionava a adega. Adoro essas construções rústicas!

O espaço ainda conta com uma piscina incrível, rodeada de “plantação de vinho”! rs Um lugar realmente delicioso para relaxar no fim de semana e curtir a natureza! Fica bem próximo ao centro de Lousada, com uma localização ideal para explorar não só os vinhos verdes, mas também a Rota do Românico.

É em Lousada que fica o Centro de Interpretação do Românico, um estilo arquitetônico religioso. Este museu me surpreendeu muito: todo moderno e super interativo, você aprende tudo sobre o Românico enquanto se diverte. Garantia de sucesso com crianças e adultos! Depois da visita, fiquei com vontade de fazer a Rota do Românico (são 58 monumentos espalhados pela região!)… Terei que voltar!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

enoturismo vinho verde
Salve esta imagem no Pinterest!

Fui à Lousada à convite da experiência Terroir Lousada. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here