Aproveitei um fim de semana para descobrir mais um cantinho de Portugal: Evoramonte, no Alentejo! Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa vila, mas quando cheguei lá, fiquei encantada!

Evoramonte, Alentejo, Portugal
A muralha de Evoramonte!

Turismo no Alentejo: Evoramonte

O Alentejo é aquela região que não para de me surpreender: sempre que vou para lá, me apaixono um pouquinho mais! Evoramonte foi uma dessas belas descobertas: uma pequena vila medieval, com as muralhas e até um pequeno castelo!

Castelo de Evoramonte, Alentejo, Portugal
O Castelo de Evoramonte visto de uma das varandas do The Place!

Quando digo pequena, é realmente pequena: dentro das muralhas atualmente só moram 15 pessoas! Fora delas tem um pouco mais: por volta de 400! rs Mas esse é justamente o charme do local, super calmo, com aquele ar de tranquilidade de antigamente… Parece que ali o tempo parou!

Castelo de Evoramonte, Alentejo, Portugal
As casinhas pintadas nas pedras do chão!

As muralhas medievais ainda estão ali, junto com o castelo, super bem conservado e imponente. Dentro das muralhas, casas típicas do Alentejo: baixas, com paredes brancas e portas coloridas! Uma surpresa ao olhar para o chão: pedras pintadas como as casas! Obra da artista plástica Inocência Lopes, que é dona de uma loja de artesanato na vila e foi a única moradora do local por anos! A loja, chamada de Celeiro Comum, fica dentro das muralhas, numa casa histórica onde agora você pode comprar belas peças criadas pela artista e pelo seu marido!

Castelo de Evoramonte, Alentejo, Portugal
Arquitetura típica do Alentejo. Esta é a loja de artesanato com várias coisas incríveis!

Outra surpresa são as igrejas: a pequena vila tem 3! Tive a oportunidade de entrar em uma delas e fui impactada com os lindos azulejos portugueses! Além da fortificação, que ninguém sabe ao certo para quê ela era usada, em Evoramonte é possível caminhar pelas muralhas medievais e admirar a vista, já que a vila fica no topo de uma montanha!

Castelo de Evoramonte, Alentejo, Portugal
O impressionante interior de uma das igrejinhas!

Fizemos um tour pela vila com Matilde Ruas, que nos mostrou cada cantinho e contou toda a história do local. Junto com sua mãe, ela mantém um projeto para fomentar o turismo local e além do tour, elas ainda oferecem diversas oficinas. Quem quiser mais informações, pode falar com elas através deste e-mail: geral@andaramonte.pt

Se você quiser passar uns dias em Evoramonte, não faltam outras opções de passeios na região: enoturismo, outros castelos da região, Évora e suas muitas atrações, observação de pássaros…

Onde ficar em Evoramonte

Numa vila com 15 moradores, é óbvio que não existem hotéis sobrando. Na verdade, só existe um. Mas a única opção é realmente incrível! Criado por um casal de irlandesa e sul africano, o The Place at Evoramonte é uma antigo prédio que foi inteirinho renovado, bem do lado do castelo. São 4 quartos, todos super bem decorados, confortáveis e com uma linda paisagem!

The Place at Evoramonte, Alentejo, Portugal
Tábua de queijos e vinho com uma bela vista da varanda do quarto!

O nosso quarto tinha uma varanda com uma vista inacreditável de tão linda! Mesmo nublado, fiquei ali hipnotizada, só admirando… E também tomando um vinho e comendo queijos, né! rs Além da vista, o quarto era enorme, com uma banheira linda e até cozinha!

The Place at Evoramonte, Alentejo, Portugal
Como sair dessa cama? Impossível! rs

A cama está estrategicamente colocada: de frente para as janelas. O difícil é sair da cama com essa paisagem… O café da manhã é servido no café do local, que também fica aberto ao público e serve lanches rápidos, pequenas refeições e diversas bebidas. Incluindo, claro, o delicioso vinho Alentejano, perfeito para acompanhar a tábua de queijos enquanto admira a vista panorâmica! Como se tudo isso não fosse suficiente, Vicky e Mitch, proprietários do local, são suuuper simpáticos e divertidos.

The Place at Evoramonte, Alentejo, Portugal
A fachada do The Place at Evoramonte

Onde comer em Evoramonte

E não é que até nessa área Evoramonte surpreendeu? Jantamos no restaurante “O Emigrante”, que fica fora das muralhas, mas é super famoso na região. Gerido por uma família da Moldávia, há aproximadamente 20 anos, o restaurante serve o melhor da comida Alentejana. Nós nem olhamos o cardápio, eles se encarregaram de trazer o que achavam melhor.

Comida alentejana no O Emigrante, Evoramonte
A deliciosa comida alentejana do restaurante O Emigrante

Queijo com manga de entrada, sopa, camarões, porco… Tudo delicioso! Aqui, mais uma vez, o destaque vai para as pessoas: todos suuuuper simpáticos, passamos o jantar conversando, saímos de lá nos sentindo da família!

Adorei descobrir essa vila do Alentejo, local perfeito para fugir da correria do dia-a-dia e relaxar. Já quero voltar!!!

Me segue no instagram: @LuliMonteleone para acompanhar de perto minhas próximas viagens! 

Reserve sua estadia no The Place at Evoramonte aqui: https://booki.ng/2Lm71IP! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)
Fiquei hospedada no The Place at Evoramonte à convite do local, mas minha experiência e opiniões são totalmente pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui