Gruta de Benagil!

Gruta de Benagil: um dos lugares que eu mais queria conhecer em Portugal! E neste verão, finalmente pude realizar este sonho e da melhor maneira possível: com um passeio de barco privado!

Gruta de Benagil

A gruta de Benagil deve ser o cartão postal mais famoso do Algarve. O sul de Portugal, famoso pelas suas praias e água supostamente “mais quente”, também tem muitas falésias que formam estas grutas e cavernas. Benagil ficou ainda mais famosa mundialmente quando foi eleita como uma das grutas mais bonitas do mundo.

Claro que com a fama veio também a lotação: a gruta está sempre lotada de turistas que chegam de todas as formas possíveis em busca daquele clique perfeito para o Instagram (incluindo eu! rs)!

Apesar de ser chamada de gruta ou caverna, essa formação na verdade é um algar, já que possui uma abertura na parte de cima. E é justamente essa abertura que deixa Benagil tão especial! Quando o sol entra pelo algar, a gruta se ilumina e fica mágico!

Como chegar à Benagil

A gruta de Benagil fica bem ao lado da Praia de Benagil. É possível visitar a caverna com barco, caiaque ou stand up paddle (cliue aqui para ver o post sobre Sup no Algarve). Apesar de perto da praia e ser possível ir à nado até o algar de Benagil, isso não é aconselhado por conta do grande trânsito no local.

Também é possível ver o Algar de Benagil a pé, num pequeno trilho por cima de praia. Mas dali de cima não dá para ver direito a gruta, já que é proibido chegar na beirada da abertura. Importante lembrar que são pedras instáveis, que podem cair, então sentar nessa beirada é perigoso (e nada inteligente)!

Como ver Benagil vazia

Como queria ver Benagil sem ninguém, para tirar fotos à vontade, optei por fazer um passeio de barco privado com duração de 4 horas com a Royal Nautic. Fomos só eu, minhas amigas e a equipe no barco, uma ótima opção nesses tempos de pandemia! A empresa oferece diversos tipos de tours, com preços a partir de 30€ para tours partilhados e 200€ para tours particulares. Como o valor para o tour privado pode ser dividido entre todas as pessoas do barco, é uma excelente opção, podendo ficar até mais barato que o tour com outras pessoas.

Saímos da Marina de Portimão às 6h da manhã, junto com o nascer do sol, justamente para sermos as primeiras à chegar à caverna de Benagil. Conseguimos! Tivemos Benagil vazia, só para gente! E que lugar lindo, viu? As fotos não mostram toda a beleza do local…

Mas o tour vai muito além de Benagil: o Algarve está lotado de grutas tão ou até mais lindas ainda! Passamos por várias cavernas e algares, onde pudemos ver gaivotas, percebes (um crustáceo que muita gente come aqui em Portugal) e admirar as falésias do Algarve!

Uma outra atração da região é procurar por formatos nas pedras. Falam que tem elefante, caveira, crocodilo, rosto… Eu confesso que não consegui identificar muitos deles, mas é divertido! rs

Além do conforto e segurança, o bom do boat tour privado é que você tem liberdade para ficar quanto tempo quiser nos lugares! Fizemos as fotos com tranquilidade em Benagil, paramos no mar para fotografar com as falésias do Algarve no fundo… Eles ainda levam um SUP no barco, perfeito para entrar em cavernas mais estreitas!

Inclusive, no fim do passeio, ainda passamos mais uma vez em Benagil para ver a caverna com mais luz! E fazer mais fotos, obviamente!

Valeu muito a pena acordar às 5h da manhã nas férias para fazer esse passeio! rs

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Gruta de Benagil Algarve
Salve esta imagem no Pinterest!

Fiz o passeio de barco à convite da Royal Nautic. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve