Booking.com

Harry Potter no Porto!

Hoje o passeio é especial: um tour de Harry Potter no Porto!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Harry Potter no Porto

JK Rowling morou no porto em 91 e 93 e foi ali que ela começou a escrever a saga do bruxinho mais famoso do mundo. Existem muitas histórias e pouca confirmação em torno das inspirações que ela realmente levou do Porto para Hogwarts então vou contar todas as histórias que já ouvi e aí cabe a você julgar o que é verdade ou não! ;)

  • Livraria Lello – durante muitos anos os potterheads acreditaram que foi fonte de inspiração para JK Rowling. Realmente a parte de dentro do espaço lembra muito a livraria da saga “Floreios e Borrões”: madeira escura, as prateleiras, as peças entalhadas, os livros guardados dentro dos vidros, as janelas, os mosaicos que fazem com que a luz entre colorida no local… é lindo! Inclusive, as vitrines que guardam alguns livros lembram muito algumas salas de professores de Hogwarts! A escada é outro marco: por muitos anos se acreditou que tinha inspirado as escadas que se mexem em Hogwarts. Bem, tudo mentira! JK Rowling já disse no Twitter que nunca esteve na Livraria Lello. De qualquer maneira, o lugar é lindo, parece mágico e vale sua visita! Veja aqui a Livraria Lello em detalhes.
  • Fonte dos Leões – Bem ao lado da Livraria Lello fica esta fonte que muita gente que acredita que JK Rowling se inspirou para criar o brasão da Grifinória. 
  • Torre dos Clérigos – este cartão postal do Porto pode ter inspirado a criação da Torre de Astronomia de Hogwarts. Será? Não acho que lembre muito, mas o lugar é lindo e merece ser admirado!
  • Centro Português de Fotografia – instalado no edifício que serviu como prisão, a Cadeia da Relação, muitos dizem que inspirou Azkaban, a prisão do mundo mágico. Não acho que lembra em nada, mas enfim… Hoje em dia é um museu bem interessante! 
  • Estação São Bento – uma das estações de trem mais bonitas do mundo, falam que inspirou a plataforma 9 3/4.
  • Café Majestic – Enquanto morava na cidade, dizem que a autora costumava passar horas por aqui escrevendo os primeiros capítulos da saga. Sinceramente eu duvido muito disso, já que neste café é tudo caro e sabemos que JK tinha uma vida bem turbulenta enquanto morava em Portugal… Portanto, duvido que ela tenha escrito algo aqui, acho muito mais provável ela ter procurado cafés mais baratos, que existem aos montes no Porto… Ainda assim, nada impede dela ter se inspirado na bela arquitetura do local! 
  • Jardins do Palácio de Cristal – Já ouvi falar que os jardins do Palácio de Cristal inspiraram os jardins de Hogwarts e até a Floresta Proibida. Aqui não vejo muitas semelhanças, mas acredito que seja bem provável que a escritora escolhesse a calma deste lugar para escrever seu livro!
  • Estufa de Serralves – Eu já comecei a ver Harry Potter em todo lugar e fiquei surpresa quando achei este lugar. A estufa fica no jardim das aromáticas de Serralves e parece que estamos na aula de herbologia de Hogwarts.
  • Biblioteca do Palácio da Bolsa – com sua madeira escura e cheia de detalhes, poderia facilmente ser a biblioteca de Hogwarts! Apesar da visita ao Palácio da Bolsa ser paga, a biblioteca fica bem na entrada do prédio e pode ser vista sem pagar bilhete.
  • Escovaria de Belomonte – pode ter sido inspiração para as lojas que vendem as vassouras voadoras no Beco Diagonal. A loja existe desde 1927 e fabrica à mão todas suas escovas. Eu realmente me surpreendi com esse local: fui super bem recebida pelos proprietários, que me mostraram como as escovas são feitas e explicaram sobre os diferentes tipos de produtos feitos ali. Além disso, me disseram que uma amiga portuguesa da JK Rowling confirmou que a autora realmente esteve na loja. Fica bem no centro do Porto e vale a pena passar por ali para conversar com os donos e quem sabe, comprar um souvenir diferente!
  • Beco Diagonal – Talvez as ruas estreitas, prédios coloridos e tortos tenham inspirado a autora para criar a rua de compras do mundo bruxo. 
  • Ribeira – dizem que o Rio Douro inspirou a criação do lago de hogwarts, porque em dias de inverno ele ganha uma névoa que dá um toque mágico ao rio. 
  • Dragões – O dragão é um dos símbolos da cidade do Porto. Apesar de atualmente ser muito associado ao time de futebol da cidade, na verdade o dragão apareceu primeiro num brasão da cidade, que ainda pode ser visto em alguns pontos da cidade. Você pode ver o dragão na estátua de D. Pedro IV nos Aliados e no Palácio da Bolsa, entre outros lugares. É divertido andar pela cidade e ficar procurando por dragões!

Harry Potter em Portugal

As inspirações de Harry Potter em Portugal vão além da cidade do Porto. Muitos pontos são

  • A Pedra Filosofal – Na biografia escrita por Sean Smith, o autor alega que o primeiro livro da saga teve seu nome inspirado no poema de António Gedeão: Pedra Filosofal. O poema também é uma música, cantada por Manuel Freire, muito conhecida pelos estudantes portugueses.
  • Uniforme dos estudantes – As capas usadas pelos universitários portugueses claramente inspiraram o uniforme de Hogwarts. Cada vez que eu vejo um estudante usando essa capa, que é usada em todo o país, fico esperando ele tirar a varinha mágica! kkkk
  • Fernando Pessoa – Para muita gente, até o óculos de Harry Potter teve inspiração portuguesa! Fernando Pessoa, um dos maiores escritores portugueses, sempre foi retratado com seus óculos redondos, bem similares aos que Harry usa durante toda a saga. 
  • Salazar – Portugal esteve numa das ditaduras mais longas de toda história. Um dos ditadores era António de Oliveira Salazar e J.K. Rowling admitiu que o nome do professor Salazar Slytherin foi inspirado nele. Depois de ler os livros, dá para perceber que algumas características também. O feiticeiro, fundador da casa que recebe os estudantes mais inclinados às artes das trevas, ganhou destaque no segundo livro da saga: como acreditava na pureza de sangue, preparou um plano para eliminar de Hogwarts os “sangue-ruim”. Parece bem o que um ditador faria, não?
  • Comida – Todas as vezes que fui ao Porto, comi muuuuuuuito bem. Além da comida maravilhosa, as porções são enormes e não é difícil o almoço durar a tarde toda, sempre regado aos melhores vinhos. Sendo assim, realmente acredito que os banquetes de Hogwarts (onde a comida aparece como mágica para os estudantes!), também tenham sido inspirados na culinária deliciosa do Porto.

Inspirações de Harry Potter em Portugal

Se você estiver com viagem marcada e quiser fazer o tour do Harry Potter no Porto, aqui está um mapa com os pontos marcados:

Se o mapa não abrir, clique aqui.

Agora quero saber de vocês: de tudo o que mostrei neste post, o que vocês acham que é verdade? O que não faz o menor sentido? Deixa um comentário me contando!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

harry potter no porto portugal
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorLooks de viagem: Porto!
Próximo artigoViajar para Portugal!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve