O azeite da Beira Baixa!

Hoje vamos conhecer Idanha-a-Velha e descobrir como é feito o azeite no centro de Portugal!

Azeite da Beira Baixa

Em novembro estive na Beira Baixa para explorar como é feito o azeite na região. Reconhecido como DOP (Denominação de Origem Protegida) o produto é uma iguaria deliciosa! Começamos o dia no olival do Azeite Egitânia que é totalmente biológico.

Ali pude passear em meio à oliveiras centenárias, ver a apanha da azeitona e ainda me apaixonar pelas ovelhas típicas da região!

Idanha-a-Velha

Seguimos para a Idanha-a-velha, uma das aldeias históricas de Portugal. Passeamos pelas ruas fofas, cheias de ruínas, tiramos muitas fotos… impossível não se encantar pelas aldeias de Portugal!

Próximo ao lagar de Idanha-a-Velha, uma ótimas surpresa: alguns senhores fazendo a apanha manual das azeitonas! A máquina só é usada para colher as azeitonas para fazer azeite. Quando é para deixar em conserva, geralmente a apanha é manual, já que a azeitona tem que estar inteira, sem cortes. Foi bem interessante acompanhar o processo manualmente, feito da maneira tradicional!

Quando ainda era utilizado, o lagar de Idanha-a-velha funcionava de maneira comunitária. Todos da cidade podiam levar suas azeitonas e fazer seu azeite ali, em um processo bem manual.

Atualmente o azeite é feito com ajuda de máquinas e pudemos ver toda a fabricação em uma fábrica na região, que visitamos na parte da tarde.

Terminamos o dia com um jantar acompanhado de música tradicional. Um grupo de senhorinhas muito simpáticas cantou e tocou o Adufe, um pandeiro quadrado típico da região. Adorei que elas estavam com roupas típicas!

Veja mais coisas para fazer na Beira Baixa:

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Idanha-a-Velha
Salve esta imagem no Pinterest!

Fui à Beira Baixa à convite da CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve