Jardim Botânico da Ajuda!

Já ouviu falar do Jardim Botânico da Ajuda? Aposto que não! Esse é um dos segredos mais bem guardados de Lisboa, que até mesmo muitos portugueses desconhecem… Um desperdício, porque o lugar é lindo!!!

Caso o vídeo não carregue, clique aqui para assistir

O primeiro Jardim Botânico de Portugal

Inaugurado em 1768, o Jardim Botânico da Ajuda foi o primeiro jardim botânico português. Foi mandado construir pelo Marquês de Pombal após o terremoto de 1755 que destruiu o centro de Lisboa. Após a tragédia, o rei D. José I transfere a corte para o bairro da Ajuda, já que esta região não foi afetada. Durante algum tempo, o espaço era usado para cultivar legumes e frutas que eram consumidos no Palácio Nacional da Ajuda, que fica bem próximo.

Palácio nacional da ajuda
O Palácio Nacional da Ajuda visto de dentro do Jardim Botânico

Com uma área de 3,5 hectares, o jardim já chegou a ter mais de 5 mil espécies. É dividido em dois pisos: no piso superior, fica a coleção botânica. Embaixo, fica o jardim ornamental que segue o modelo renascentista, com vários passeios e ornamentos.

Jardim Botânico da Ajuda

Destaque para a escadaria, em estilo renascentista, perfeita para fazer fotos super dramáticas! rs

Jardim Botanico Lisboa
A escadaria em estilo renascentista

A fonte principal, chamada de Fonte das 40 Bicas ou Fonte das Serpentes, é impressionante: toda decorada com cobras, animais e figuras mitológicas. É outro local que rende ótimas fotos!

Aliás, o Jardim Botânico da Ajuda é um paraíso para quem gosta de fotos: está cheio de locais super instagramáveis. Portas coloridas, uma vista de tirar o fôlego e até mesmo uma árvore com um buraco gigante! hahaha

Além das plantas, ainda é possível admirar os belos pavões que circulam livremente pelo espaço, incluindo alguns pavões albinos!

Agora o mais lindo desse jardim é realmente a vista! Como fica numa área alta, é possível ver o Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Tudo emoldurado pelas árvores do jardim! Fui em um dia que estava super nublado e mesmo assim, fiquei admirada com a paisagem!

Próximo à monumentos como Mosteiro dos Jerónimos e Palácio Nacional da Ajuda, é um ótimo passeio para fugir das multidões de turistas. Eu já quero voltar num dia de sol e fazer várias outras fotos por lá!

A entrada no Jardim Botânico da Ajuda custa €2, com alguns descontos disponíveis. O espaço fico aberto durante todo o ano, com horário variável ao longo do ano. Você pode confirmar as informações no site do espaço.

Se você quiser ver mais da região, aqui tem um post com um roteiro de 1 dia em Belém, Lisboa!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Jardim Botânico da Ajuda
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorNatal em Sintra!
Próximo artigoO azeite da Beira Baixa!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve