Livraria Lello: o lugar mais mágico do Porto!

Hoje vamos visitar a Livraria Lello, no Porto, norte de Portugal!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Livraria Lello, Porto

Inaugurada em 1906 é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo! Sua arquitetura é uma mistura de estilos que deu muito certo.A fachada é neogótica e lembra um castelinho medieval. Toda colorida, tem desenhos que simbolizam a Arte a Ciência.

O interior mistura os estilos Art Decó e Art Noveau, com muitos detalhes em relevo. Olhando você vai achar que é tudo feito em madeira, mas na verdade o material usado é gesso. Essa técnica era muito usada na época e é assim também que o Salão Árabe, do Palácio da Bolsa, foi inteiro decorado (em breve farei post sobre isso!).

Madeira ou gesso, não importa: os detalhes são lindos! No chão, no teto, nas colunas ou nas prateleiras, dá para passar muito tempo só admirando cada cantinho!

Ao longo de toda a sala, estão os bustos de alguns escritores portugueses. As prateleiras contam com vidros e pequenos bustos que dão um toque mágico e também um pouco assustador ao local! rs

A escadaria é o ponto mais famoso! Tradicionalmente vermelha (desde os anos 90 do século XX), foi pintada de amarelo e cinza (cores do ano eleitas pela Pantone) para comemorar os 115 anos da livraria. Em breve, deve voltar a ser vermelha (que eu acho que combina muito mais!). Independente da cor, a escada é impressionante e é o ponto mais fotografado (e concorrido!) da livraria.

O imenso vitral no teto também impressiona. Com 8 metros de comprimentos e 3,5m de largura, tem a inscrição em latim “Decus in Labore”, que significa Dignidade no Trabalho.

Apesar de ter ganhado (ainda mais) fama por conta de Harry Potter, o local nunca serviu de inspiração para a autora. Mas isso é assunto para outro post que vou fazer só sobre Harry Potter no Porto, aguardem! ;)

Para mim, a Livraria Lello é o lugar mais mágico do Porto. É linda e vale muuuito a visita!

Livraria Lello, Portugal

Eu dei sorte que consegui visitar o local sem pegar fila nenhuma e quase sem ninguém, já que o turismo ainda não voltou com força por aqui… Mas todas as outras vezes que fui ao Porto e passei em frente à livraria, vi uma fila enorme para entrar, então tem que ter paciência. A Lello funciona de terça à domingo entre 10h30 e 19h. Os tickets de entrada custam 5€ (este valor pode ser usado em compras no local) e podem ser comprados online.

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

livraria lello porto portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve