Meet Vincent van Gogh!

Esta semana inaugurou em Lisboa a exposição Meet Vincent van Gogh! Como boa apaixonada por arte que sou, corri para conferir e mostrar tudo para vocês!

Se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir

Meet Vincent van Gogh Lisbon

Essa exposição não é uma mostra comum: não espere encontrar quadros do pintor com pequenas plaquinhas de explicação. É uma experiência imersiva onde mergulhamos no mundo de van Gogh. Promovida pelo Van Gogh Museum (que eu já mostrei para vocês aqui), o objetivo é levar a obra do pintor a cada vez mais pessoas. E olha que eles se superaram! Depois de passar por Seul e Barcelona, a exposição está agora em Londres e Lisboa.

A visita começa em uma sala com projeção em três paredes, contando um pouco da história de vida de van Gogh. Seguimos para uma sala que lembra o café Tambourin (em Montmartre, Paris), com vários objetos que o pintor usou para desenhar. É ali que podemos testar nossos dotes de artista e desenhar usando uma moldura com arames que serve para nos ajudar na perspectiva.

Fiquei encantada com a sala seguinte: uma homenagem à cidade de Arles, na França, com direito até pilhas de feno. Na área seguinte, é possível fazer uma pintura virtual, ver algumas pinturas em detalhes e fazer um auto-retrato com ajuda do círculo de cores.

O ponto alto da visita é a reprodução em tamanho real de “O quarto”, uma das obras mais famosas de Van Gogh. Para mim foi mágico me sentir dentro de um quadro de van Gogh!

Luli Monteleone

A seguir, vamos para uma sala com uma projeção que encena um dos pontos mais dramáticos da vida do pintor: quando ele corta sua própria orelha. Calma, é tudo muito artístico e sutil, não esperem nenhum sangue jorrando nem cenas de terror! rs

Seguimos para um corredor com mais algumas réplicas de van Gogh pendurados na parede e terminamos em uma sala com um painel com várias obras projetadas. Como não poderia deixar de ser, a exposição também conta com uma loja de souvenirs, com vários artigos que também são vendidos no Van Gogh Museum em Amsterdam.

O áudio guia está incluso no valor do bilhete e é parte essencial da experiência. Enquanto você caminha pela exposição, van Gogh, seu irmão Theo e outros familiares vão contando sua história e outras curiosidades. O áudio guia tem uma versão infantil também, então os pequenos se divertem enquanto aprendem!

Além de aprender mais sobre a vida e obra de van Gogh, a exposição é uma perdição para quem gosta de fotos: tem vários cantinhos super instagramáveis. Além disso, tudo é interativo, dá para encostar e mexer em tudo, sendo um ótimo programa para crianças também!

Meet Vincent van Gogh: informações práticas

A exposição Meet Vincent Van Gogh fica em cartaz no Terreiro das Missas, em Belém, Lisboa até maio de 2020. Está aberta de segunda à quinta e domingo entre 10h e 19h, às sextas e sábados das 10h às 20h. A visita dura por volta de 1h30 e a última entrada deve ser feita no máximo 90 minutos antes do horário de fechamento. Os bilhetes custam a partir de 9€ (crianças, estudantes, idosos) e 13€ (adultos) e ainda existem alguns packs para família. Você deve comprar o bilhete antes, com dia marcado, no site da exposição.

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Meet van gogh
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorAldeias de Xisto!
Próximo artigoCorona vírus em Portugal

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve