E depois de anos morando aqui, finalmente fui conhecer a Moda Lisboa! Nesta edição, chamada de ModaLisboa Collective, alguns designers portugueses mostraram suas apostas para a temporada Primavera/Verão 2020.

Moda Lisboa

Durante anos, cobri o SPFW, a semana de moda de São Paulo, então tinha alguma curiosidade em ver como eram os desfiles aqui em Portugal. A Moda Lisboa é a semana de moda da capital de Portugal (obviamente). Mas aqui é mais um “fim de semana” de moda, já que os desfiles acontecem entre sexta e domingo.

Cada edição do ModaLisboa acontece em um lugar diferente. Nesta edição, os desfiles acontecerem nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, bem ao lado do Campo de Santa Clara (onde acontece a Feira da Ladra). O local é bem legal, com alguns tanques expostos. Além dos desfiles, a semana de moda de Lisboa conta com outras áreas com food trucks e pequenos lounges de alguns patrocinadores.

Para entrar nestas áreas, não é necessário convite, mas já adianto que não tem muito o que ver ou fazer. Ao contrário do SPFW, os lounges dos patrocinadores são pequenos e sem nenhuma atração. Aí o povo vai lá mais para aparecer mesmo!

Desfiles semana de moda Lisboa

No ModaLisboa Collective, havia duas salas de desfiles: a “Lab”, onde passaram os designers mais experimentais, e a sala principal. Na “Lab”, vi o desfile de João Magalhães. Achei confuso (biquini + capa de chuvas + botas), mas pelo menos tinha algumas ideias interessantes. Depois fui para a sala principal ver o desfile de Patrick de Pádua. O horror!!!! Um desfile inteiro feito com jeans, t-shirts e moletom. Pela primeira vez na vida, fiquei com vontade de sair da sala no meio de um desfile! Dei mais uma chance à moda portuguesa e assisti ao desfile de Ricardo Preto. Peças bem costuradas, com bom caimento, materiais interessantes. Mas nada de inovador: saias plissas, couro, calças mais largas, camisas…

Aí decidi que já tinha dado para mim e fui embora. O que percebi é que a moda portuguesa segue os padrões da sociedade: muito mais conservadora e tradicional. Além disso, talvez por ser um país pequeno, a semana de moda é muito comercial, sem designers com peças conceituais e diferentes. Mesmo o que acompanhei só pela internet, não vi nada super incrível! Confesso que morri de saudade do Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga e tantas outras marcas brasileiras!

De qualquer maneira, foi uma experiência interessante. Quem sabe a próxima edição é melhor?

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui