Museu da Moda no Porto!

Finalmente pude visitar o Museu da Moda no Porto!

Clique aqui para assistir ao vídeo

O Porto Fashion & Fabric Museum fica em Vila Nova de Gaia, dentro do World of Wine. É um dos 7 museus do Wow Porto, espaço gigantesco todo dedicado ao vinho e que tem uma vista incrível para o Rio Douro. Aqui você pode ver mais sobre o local e os outros museus: Wow Porto – World of Wine.

Museu da Moda no Porto

Instalado dentro de um antigo prédio do século XVIII totalmente reformado , com janelas o espaço tem até uma capela histórica. Obra do arquiteto Nicolau Nasoni, o pequeno espaço foi totalmente restaurado e é possível observar os belos afrescos nas paredes.

A visita ao museu da moda no Porto começa com uma timeline contando sobre a história da indústria têxtil em Portugal, com exposição de fotos e outros objetos de época. Seguimos para uma sala onde o destaque são os principais materiais usados pela indústria da moda: algodão, linho, couro etc.

Na sala seguinte vemos diversas peças feitas com materiais tecnológicos, como por exemplo, um tecido que usa cortiça na sua composição para dar um toque emborrachado.

museu moda porto portugal
Peças feitas com materias tecnológicos

O processo de criação de uma coleção é totalmente explicado nas áreas seguintes, com croquis explicando cada um dos passos necessários até a coleção de moda estar completa. Alguns outros espaços mostram mais sobre o processo de produção das roupas e tecidos.

A filigrana, técnica que cria jóias a partir de fios de ouro, recebe destaque numa pequena sala do museu. Como não poderia deixar de ser, o Porto Fashion & Fabric Museum também tem uma área toda dedicada ao calçado, já que Portugal exporta muitos sapatos.

museu da moda portugal
Coração de Viana feito em filigrana

A visita termina com exposição de peças de vários estilistas de Portugal. Com foco na moda de autor, o museu da moda no Porto é um museu único no mundo, justamente por ser tão dedicado aos designers portugueses.

Apesar de Portugal não ser uma grande potência nessa área, podemos ver que existem criações incríveis, que realmente merecem destaque.

Óbvio que a visita ao museu termina numa loja com livros e peças de designers portugueses. No corredor onde saímos, estão reunidas diversas lojas de marcas de Portugal com peças de design super interessantes. Para visitar as lojas, não é preciso comprar o bilhete para o museu.

lojas moda wow porto

Museu da Moda no Wow – World of Wine

A visita ao museu da moda no Porto é rápida: uma hora é suficiente para ver toda a exposição. Os bilhetes custam 17€ e existem bilhetes conjuntos com os outros museus do Wow e também bilhetes para família, que podem ser comprados online no site do World of Wine.

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

museu da moda no porto
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorPresentes para viajantes!
Próximo artigoWonderland Lisboa!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve