Museu da Renda de Bilros de Peniche!

Vamos visitar o museu da Renda de Bilros de Peniche?

Clique aqui para assistir ao vídeo

Renda de Bilros de Peniche

A renda de bilros é produzida através do cruzamento dos fios, com a ajuda de alfinetes e dos bilros (pequenos bastões de madeira). O resultado é uma renda super delicada e única! É uma arte secular, feita em diversos lugares do mundo (já mostrei aqui o museu da renda de Bruges, na Bélgica) e que demanda muuuito tempo e atenção das rendilheiras (as mulheres que fazem a renda).

Em Peniche, a história da renda de bilros tem mais de 400 anos e ela é considerada o ex-libris do artesanato Penichense. Tradicionalmente uma vila de pescadores, durante muitos anos, enquanto os homens iam para o mar, as mulheres ficavam em casa e muitas delas se dedicavam à renda. Em momentos onde a pesca era escassa, grande parte da renda dessas famílias acabava vindo da produção da renda de bilros, fazendo com que as mulheres também fossem “provedoras” da família.

Como em todo lugar em que é feita, a renda de bilros é passada através de gerações. Em Peniche, as meninas começavam a aprender esta arte com apenas 4 anos de idade! Os diversos pontos e técnicas são passados de mãe para filhas, sem nenhum tipo de apoio técnico (como livros, por exemplo). Isso pode se tornar um perigo para esta arte, já que a cada geração diminuem o número de rendilheiras e muitos dos pontos podem ser perder ao longo dos anos.

renda de bilros de peniche
Livro com desenhos dos pontos da renda de bilros

Para manter essa tradição viva, Peniche tem uma escola municipal de Renda de Bilros. Ali é possível fazer cursos totalmente gratuitos e aprender ou aperfeiçoar esta técnica secular.

Museu da Renda de Bilros de Peniche

Com tanta história, natural que Peniche tenha um museu todo dedicado à renda de bilros. A entrada é gratuita e o espaço é pequeno, mas dá para aprender bastante sobre a história e importância dessa arte tão tradicional na região.

Em uma das salas, assistimos à um vídeo contando um pouco mais da história. Na outra sala, é possível ver uma pequena exposição que mostra o passo-a-passo de como a renda de bilros é feita. Ali estão expostos todos os materiais necessários para fazer a renda e também alguns pontos usados em Peniche e no resto do mundo.

Nessa mesma sala também estão à mostra diversas peças de roupas, calçados e acessórios com renda de bilros. Essa é uma maneira de trazer a renda para o momento atual, modernizando esta arte e evitando que ela caia no esquecimento.

No museu também estão expostos vários livros com os pontos e desenhos da renda de bilros, uma ótima maneira de não deixar essa tradição se perder!

Renda de Peniche

Todos os anos, em julho, Peniche comemora o Dia da Rendilheira. Tive a sorte de estar lá neste fim de semana, mas por conta da pandemia, não houve eventos físicos. Para não deixar a data passar em branco, foram feitas outras ações como desfiles online de joias marinhas e biquinis feitos com renda.

Nas vitrines da cidade, era possível ver diversas peças feitas com renda de bilros. Era bem divertido passear pelas ruas e procurar pelas roupas expostas!

Numa das praças de Peniche, também é possível ver o monumento à rendilheira, uma estátua de uma mulher fazendo a renda. A cidade é tão ligada à renda que tem até confeitaria inspirada neste artesanato. O biscoito tem desenhos que lembram a renda tradicional e podem ser comprados na pastelaria Calé, bem no centro da cidade.

Veja mais sobre a região nestes posts: Praias de Peniche e o que visitar em Peniche!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

museu da renda de bilros de peniche
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorTapada de Mafra!
Próximo artigoVoar de Balão em Portugal!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve