Aveiro, a Veneza portuguesa!

Hoje vamos passear no centro de Portugal e descobrir o que visitar em Aveiro! Sim, existe uma cidade que é conhecida como a Veneza portuguesa, por conta de seus canais e barcos moliceiros, que lembram as gôndolas. Eu confesso que não concordo com esse título, já que acho que cada uma das cidades tem seu charme próprio!

Clique aqui para assistir “O que visitar em Aveiro”

O que visitar em Aveiro

Passei dois dias em Aveiro e consegui conhecer bem a cidade e explorar a região com calma! Se você só tiver um dia, não se preocupe: dá para conhecer tudo, desde que você não demore muito em nenhum ponto! ;)

  • Centro de Aveiro: explorar Aveiro a pé é a melhor maneira de conhecer a cidade! Você vai se admirar com os canais, moliceiros e prédios históricos. Inclusive, Aveiro tem vários prédios em estilo Art Nouveau, uma graça! No Mercado do Peixe, ativo desde 1910, você pode comprar peixe e frutos do mar fresco ou escolher um dos muitos restaurantes que ficam à sua volta. Aveiro também conta com alguns museus, que eu não tive a oportunidade de visitar. Você pode saber mais sobre eles aqui.
  • Estação de Comboios: na parte mais alta da cidade, a estação tem vários azulejos portugueses típicos. É ali que fica também a obra de Vhils, um artista de rua que eu adoro!
  • Escadaria “I love Aveiro”: um ponto imperdível para os turistas, fica bem próximo ao Centro de Congressos de Aveiro e rende boas fotos!
  • Ponte Laços de Amizade: a tradição ali é amarrar uma fita colorida na ponte, para celebrar o amor! Achei lindo e bem mais interessante que os tradicionais cadeados, que podem derrubar a ponte por conta do peso!
  • Forum Aveiro: além das lojas de rua, você pode fazer compras neste centro comercial a céu aberto. Vale a pena subir nos jardins para ter uma vista panorâmica dos canais!
  • Passadiços da Ria de Aveiro: um passeio delicioso para fazer no fim do dia e admirar a natureza!
  • Salinas: A visita às salinas é gratuita e tem um caminho estipulado para você percorrer, com placas que explicam como é feito o sal. O ponto alto da minha viagem for assistir ao por do sol nas salinas. É incrível ver como as cores do céu refletem em cada salina, formando um mosaico super colorido.
  • Moliceiros: os barcos típicos de Aveiro antes eram usados para apanhar moliço, uma planta aquática usada como adubo. Agora servem para levar os turistas em passeios pelos canais. Os tours duram por volta de 45min e custam entre 12 e 13€. Mesmo que você não faça o passeio, é bem gostoso ficar observando o vai e vem desses barcos nos canais. Super coloridos, tem pinturas típicas em suas pontas. Muitos desenhos são religiosos, outros são engraçadinhos e muitos outros são extremamente machistas. Vale a pena ler as frases desses desenhos e fazer o seu próprio julgamento!

O que visitar perto de Aveiro

  • Costa Nova: Uma vila de pescadores famosa pelas suas casas listradas e coloridas. Originalmente estas casas eram usadas pelos pescadores para guardar seus materiais. Com o tempo, passaram a serem usadas como casas de veraneio. As originais são feitas em madeira, mas você vai ver por toda a cidade algumas casas listradas em azulejo.
  • Praias: Costa Nova tem duas praias: a praia da Costa Nova e a Praia da Barra, onde fica o farol. São praias enormes, mas com muito vento. Tem vários restaurantes e bares, então é uma boa opção para tomar um drink olhando para o mar”
  • Vista Alegre: Um espaço enorme dedicado à Vista Alegre, a porcelana mais famosa de Portugal. O antigo palácio hoje funciona como um hotel, mas o local conta com um museu e uma capela do século XVII. Mesmo que você não queria visitar o museu, pode ir até o local para passear pelo bairro e visitar as lojas. Tem Vista Alegre, Bordallo Pinheiro e uma loja outlet. Mais informações sobre visitas, aqui.

O que comer em Aveiro

  • Ovos Moles de Aveiro: o doce típico e mais famoso da região! É uma hóstia recheada com doce de ovo, feito em formatos de conchas, búzios ou peixes. É facilmente encontrado em toda a cidade. Apesar de ser muito doce, é bem gostoso!
  • Tripas de Aveiro: também podem ser as tripas de Costa Nova, tanto faz. São crepes bem finos recheados com o que você quiser (chocolate, doce de ovos, leite condensado). Eu adoro recheado com Nutella!
  • Peixes e frutos do mar: A proximidade do mar faz com que a culinária da região conte com muitas opções de peixes e mariscos.
  • Restaurante Zico: Quem é carnívora como eu, não pode deixar de ir a este restaurante. O ambiente é super simples, mas foi um dos bifes de alho mais deliciosos que já comi!

Onde se hospedar em Aveiro

Me hospedei no Hotel das Salinas e adorei! Um prédio de poucos andares bem em frente à ria, pertinho de tudo, localização perfeita! Isso sem falar a vista: uma delícia olhar para os moliceiros passarem de um lado para outro…

Fiquei hospedada em um estúdio Twin com vista canal: super espaçoso, confortável e com um design incrível. Na cabeceira da cama e nas portas dos armários, estrofes de Fernando Pessoa. Fui recebida com uma agenda com poemas e uma deliciosa caixinha de ovos moles de Aveiro, além de um kit de proteção (máscara, álcool gel e luvas). O quarto que fiquei funciona como um pequeno apartamento, com três áreas distintas: banheiro, uma pequena cozinha equipada e o local onde fica a cama com uma mesa (ótima para trabalhar e comer). Importante dizer que os quartos tem TV e ar condicionado, e que o hotel tem elevador e wifi grátis (e rápido).

Aliás a preocupação com a segurança é levada muito à sério por ali: nas áreas comuns o uso de máscara é obrigatório, tem álcool gel em todos os lugares… Além disso, o pequeno-almoço (café da manhã) é servido a la carte. Você escolhe os itens e a quantidade de quiser em um cardápio de papel, escolhe o horário e entrega na recepção no dia anterior. São muitas opções: sucos, cafés, chás, donuts, diversos tipos de pães (incluindo sem glúten!), iogurte, cereais, bolos, queijos… Você pode optar por ter o café da manhã servido no quarto ou no restaurante do hotel, tudo em louças Vista Alegre. Eu que não sou boba nem nada, aproveitei para começar o dia tomando café olhando para o canal!

Além de toda a comodidade, o atendimento no Hotel das Salinas é ótimo: tem recepção 24h e a equipa é muito atenciosa. Inclusive foram eles que me deram a dica do por do sol nas salinas! Para fazer sua reserva, basta clicar aqui.

Como chegar em Aveiro

Aveiro fica a 250 km de Lisboa e a 75km do Porto. Se você optar por ir de carro, saiba que as estradas são boas e bem sinalizadas. Para ir de transporte público, você pode optar por comboio/trem ou ônibus, existem muitas opções em vários horários. Em Aveiro, dá para ir para todos os lugares a pé, com exceção dos passadiços. Você pode também pegar uma Buga emprestada, as bicicletas cedidas pela câmara de forma totalmente gratuita. Para visitar Ílhavo (onde fica Costa Nova e o museu Vista Alegre), você pode optar por táxi ou consultar informações sobre ônibus neste site.

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

o que visitar em aveiro portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Fiquei hospedada no Hotel das Salinas à convite do local. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve