Pórticos e a primeira universidade do mundo em Bolonha!

Mais um post com dicas de o que visitar em Bolonha!

Archiginnasio de Bolonha

Bolonha é conhecida como “La dotta, la rossa, la grassa” (A culta, a vermelha, a gorda), um apelido bem explicativo. Já mostrei a La grassa com as deliciosas comidas locais e a La Rossa com suas fachadas em tons terrosos feitas em terracota. Agora é hora de entender o “La dotta”: é em Bolonha que fica a primeira universidade do mundo, fundada em 1088!
O que visitar em Bolonha: Archiginnasio
Os brasões nas paredes do Archiginnasio
Mas o prédio da universidade é um pouco mais novo: foi construído em 1562. O Archiginnasio foi mandado construir pelo Papa Pio IV (que não queria que a Igreja de Bolonha ficasse maior que a de Roma!) e também para reunir todas as aulas em um único local. Isso facilitaria a vida dos estudantes e também da igreja, que queria controlar o que era ensinado! Foi usado para as aulas até 1803 e atualmente é uma biblioteca municipal. Diria que é uma das bibliotecas mais lindas do mundo!
O que visitar em Bolonha: Archiginnasio
Teatro Anatômico, onde os alunos de medicina estudavam anatomia
As paredes são todas decoradas com brasões de estudantes e professores que passaram por ali. São tantos que o local carrega o título de maior coleção de brasões reunidos do mundo! É lindo demais! A maioria das salas de aula estão fechadas para o público, mas é possível visitar duas salas.
O que visitar em Bolonha: Archiginnasio
A sala Stabat Mater
O Teatro Anatômico era onde era ensinado anatomia, então no centro dela vimos uma mesa onde ficava o corpo que seria dissecado. Tentando superar a parte mórbida da coisa, a sala é linda: tudo coberto de madeira, com belas esculturas. A Sala Stabat Mater é a mais importante da universidade e era usada para as aulas de direito, hoje recebe convenções e eventos. É inteirinha coberta de brasões, impressionante!

Finestrella: Canais de Bolonha

O que visitar em Bolonha: Finestrella
Finestrella: janela para espiar o canal!
Sabia que Bolonha tinha vários canais antigamente? Era quase uma Veneza! Hoje em dia muitos deles não são visíveis, mas um é um ponto turístico obrigatório na cidade: Canale di Reno. Na Via Piella, fica a Finestrella, uma pequena janela de onde é possível admirar o canal. É bem pequenino, mas é fofo demais!
O que visitar em Bolonha: Canale di Reno
O Canale di Reno do outro lado da Finestrella

O que visitar em Bolonha: Pórticos

Símbolo de Bolonha, os pórticos estão espalhados por toda a cidade. Só no centro, são mais de 38km! Além de serem ótimos para proteger da chuva, neve ou sol, alguns guardam algumas surpresas, como os tetos decorados. Os pórticos de Bolonha são tão importantes para a história da cidade que são considerados Patrimônios da Unesco! O que visitar em Bolonha: Pórticos

Lucio Dalla

Lucio Dalla foi um cantor bolonhese muito famoso na Itália, que morava bem pertinho da Piazza Maggiore. Para comemorar as festas de fim de ano e também homenagear o artista, fizeram uma instalação luminosa numa das ruas que sai da praça principal da cidade. A letra da música “L’anno che verrà” (“em tradução livre: “O próximo ano”) aparece em frases iluminadas por toda a extensão. A iluminação fica acesa até o dia 6 de março de 2018. Tomara que voltem a colocar no próximo Natal, a rua ficou linda e inspiradora! O que visitar em Bolonha, Itália Gostaram deste post com dicas de o que visitar em Bolonha? Quem já foi para lá, acrescentaria alguma coisa? ;)

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
Pórticos de Bolonha
Salve esta imagem no Pinterest!
Esta viagem contou com o apoio do Bologna Welcome e fiquei hospedada no MiaVia Apartments. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve