Guimarães: onde nasceu Portugal!

Bora descobrir o que visitar em Guimarães? Me sinto um pouquinho dona dessa cidade, já que também tenho Guimarães como sobrenome! rs Além disso, para mim é uma das cidades mais lindas de Portugal, cheia de cantinhos super charmosos!

O que visitar em Guimarães

Guimarães é conhecida como o berço de Portugal, já que foi ali que teve início as batalhas para a separação da Espanha. É uma cidade medieval, cheia de recantos encantadores!

  • Centro histórico de Guimarães – a graça é realmente se perder pelas ruelas e explorar cada cantinho. Eu passei uma manhã inteirinha andando por ali, tirando muuuuitas fotos! Para saber mais da história de cada lugar, basta passar no escritório do Guimarães Turismo (bem no centro) e pedir um guia da cidade.
  • Castelo de Guimarães – mais um castelo para chamar de meu! rs Segundo a história, o castelo surgiu no século V como um forte. Sofreu algumas modificações ao longo dos séculos e chegou a ser a residência do conde D.Henrique e D.Teresa. Provavelmente foi neste castelo que nasceu D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. A entrada no castelo é paga: 6€ o bilhete combinado com o paço. Por dentro o castelo nem é tão incrível, mas por fora rende ótimas fotos!
  • Paço dos Duques de Bragança – bem ao lado do castelo tem este palácio medieval que hoje funciona como um museu.
  • Muralha de Guimarães – a muralha medieval está super bem conservada e ainda conta com uma passarela para você andar ao lado dela. É num ponto da muralha que fica o letreiro “Aqui nasceu Portugal”, ponto de foto obrigatório! rs
  • Museu Alberto Sampaio – bem no centro de Guimarães, é um museu pequeno mas com peças super antigas e interessantes.

O que ver perto de Guimarães

  • Montanha da Penha – Além da vista sobre a região, ali você vai encontrar um santuário e vários restaurantes. É um lugar gostoso para passear em contato com a natureza e explorar as grutas formadas pelas rochas.
  • Citânia de Briteiros – ruínas de uma civilização da idade do ferro, antes dos romanos! Louca por história que sou, fiquei encantada por esse local. É incrível poder passear pelas ruas com mais de 2 mil anos de história!
  • Museu da Cultura Castreja – a antiga propriedade do arqueólogo responsável pelas escavações de Briteiros hoje abriga um pequeno museu com peças achadas na civilização. O bilhete de Citânia de Briteiros já inclui a visita à este museu.
  • Braga – há apenas 20 minutes de Guimarães, é uma outra cidade super fofinha que merece ser visitada! Veja mais sobre o que fazer em Braga aqui.

Praias Fluviais em Guimarães

  • Praia Fluvial de Briteiros – Super selvagem, não tem infraestrutura nenhuma e acho que é justamente isso que deixa esse lugar tão especial! Além do rio calmo e raso, ao lado tem uma pequena queda d’água (ali não dá para nadar, só para olhar mesmo).
  • Praia Seca – Esta já tem uma infraestrutura: um grande gramado com um quiosque. É bem bonita também, mas masi cheia (obviamente).

Passei 4 dias em Guimarães, visitando uma amiga, por isso fiz tudo com muita calma, aproveitando cada lugar. No entanto, se você tiver apenas um dia, dá pra conhecer bem o centro histórico e escolher algum lugar fora da cidade. Eu realmente aconselho que você passe pelo menos uma noite em Guimarães, já que a cidade ganha outra vida sob a luz da lua. É animada e super divertida!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

o que visitar em Guimarães
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve