Palácio da Bolsa!

Vamos passear por um dos lugares mais lindos em que já estive: Palácio da Bolsa no Porto, norte de Portugal!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa foi construído em 1842 para abrigar a Associação do Comércio do Porto e desde então, mantém a mesma função. É um prédio enorme, com várias salas, cada uma decorada de uma maneira, todas com muitos detalhes e lindas!

A visita começa no Pátio das Nações, que impressiona com sua cúpula de vidro e ferro, rodeada pelos brasões de países que Portugal tinha relações de comércio. O chão é revestido em mosaico que imitam os mosaicos romanos. Era ali que funcionava a Bolsa de Valores do Porto até os anos 90.

Passamos pela belíssima escadaria nobre, toda decorada em granito. Passamos pela Sala do Tribunal, Sala dos Jurados, galeria dos antigos presidentes. Podemos também admirar o antigo telégrafo da Associação, uma lembrança de que o aparelho foi inventado por dois portugueses.

O Palácio da Bolsa mantém uma sala com o nome “Gabinete de Gustave Eiffel”. Sim, o arquiteto da Torre Eiffel em Paris. Foi neste espaço que ele criou alguns de seus projetos em Portugal, incluindo a Ponte D. Maria Pia, no Porto.

Na sala do Presidente, pude visitar a varanda que era usada por ele. Normalmente este espaço não está aberto ao público. Seguimos para a Sala Dourada, que tem um teto todo decorado com folhas de ouro! Esta sala ainda é usada pela direção da Associação Comercial do Porto para suas reuniões mensais.

Passamos ainda pela Sala das Assembleias, também usada até os dias atuais. Apesar de parecer ser revestida inteira de madeira, a decoração da parede foi toda feita em gesso, uma técnica muito usada na época (a mesma usada na Livraria Lello!). Seguimos para a Sala dos Retratos, uma homenagem aos últimos reis da Dinastia de Bragança.

Salão Árabe – Palácio da Bolsa

O ponto alto da visita é o Salão Árabe: o salão de bailes do prédio. O enorme salão oval é inteirinho decorado: paredes, colunas, teto, chão… Não tem um espaço que não tenha algum ornamento! O objetivo era realmente criar um espaço que fosse opulento para impressionar as visitas. Ali, são feitas festas, concertos e recebidos chefes de estado até hoje!

O Porto não tem grande influência árabe e este salão foi decorado assim apenas porque era moda na época. Em toda a decoração, vê-se caracteres árabes. No entanto, nos vitrais, os caracteres não significam nada. Os escritos em vermelhos dizem “Glória a Alá” e os em azul claro são uma homenagem a Rainha D. Maria II, a princesa que nasceu no Brasil mas depois se tornou rainha de Portugal.

A decoração nas paredes e tetos foi feita usando a técnica de estuque. Moldes que são enchidos com gesso e depois pintados. Mesmo usando essa técnica, que torna o trabalho “mais rápido”, o salão árabe demorou 18 anos para ser finalizado, sendo inaugurado em 1880.

Palácio da Bolsa, Porto

O Palácio da Bolsa fica bem no centro do Porto, perto da Ribeira, super fácil de chegar a pé mesmo. As visitas ao Palácio da Bolsa são sempre acompanhadas de um guia. Com duração de aproximada de 30 minutos, passamos pelas principais salas do local com explicações sobre a história do edifício e curiosidades sobre cada um dos espaços.

As visitas podem ser feitas em português, inglês, espanhol e francês e custam 10€ por pessoa (com alguns descontos disponíveis). Informações completas e marcações online podem ser feitas através do site do local.

Dica extra: se você não tiver tempo para fazer a visita completa ao Palácio da Bolsa, pode passar pela entrada e dar uma olhada na biblioteca. Ela fica bem na entrada do edifício e pode ser admirada sem pagar a visita! ;)

Para mim, o Palácio da Bolsa é um dos lugares mais bonitos do mundo e vale muito a pena ser visitado! Você já esteve lá?

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Palácio da Bolsa
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve