Penamacor: o maior Madeiro de Portugal!

Neste fim de semana tive a oportunidade de ir até Penamacor conferir a Vila Madeiro!

Penamacor – Vila Madeiro

No mês de Dezembro, Penamacor, uma aldeia na região da Beira Baixa, Portugal, recebe a Vila Madeiro. Um evento natalino que toma conta das ruas da vila, que ficam todas decoradas.

São várias atrações: barraquinhas de comida e produtos regionais, animação de rua, atividades para crianças, concertos… Vale a pena consultar o programa completo aqui!

Se você visitar a aldeia fora da época natalina, vai se encantar pelas casinhas de pedra e fortaleza construída em 1300!!!

Madeiro Penamacor

Tudo da Vila Madeiro em Penamacor gira em torno de uma atração maior: Madeiro! O madeiro nada mais é que uma grande fogueira, feita com troncos de sobreiros. É uma tradição de Natal típica da região da Beira Baixa e acontece em várias aldeias. O madeiro tem origens pagãs no Solstício de Inverno, mas a religião católica se “apoderou” do ritual e agora o madeiro existe para aquecer o Menino Jesus. Tradicionalmente, a fogueira é acesa ao lado da igreja no dia 24 de dezembro. Só em Penamacor é aceso no dia 23, justamente por ser o maior de todos. Mas a construção do madeiro começa bem antes disso!

Por volta do dia 7 de dezembro, é dado início à extração da madeira, processo que pode demorar um dia inteirinho. Para construir o madeiro só é usada troncos de sobreiro, uma árvore abundante na região e que arde mais devagar, sem fazer grandes chamas. Importante dizer que só são cortadas árvores velhas ou doentes e que todos os anos novas árvores são plantadas. Depois que toda a madeira foi cortada, acontece uma festa também, onde todo mundo participa!

No dia seguinte, acontece o desfile de tratores e a montagem do madeiro! Todo o processo é acompanhado de muita bebida, comida e animação! Eu fiquei realmente impressionada com a quantidade de madeira e com a alegria de todos! Me diverti muuuuito acompanhando o desfile, até subi num trator com o maior tronco que já vi! rs

Agora, confesso que fiquei bem curiosa para ver o Madeiro aceso, deve ser demais! Ele é montado bem no meio da aldeia e fica tão quente que as janelas de algumas casas chegam a quebrar! A enorme fogueira fica acesa por vários dias, geralmente até o dia de Reis (6 de janeiro). Ah, e os bombeiros ficam de plantão, para que ninguém saia machucado!

Hoje em dia o processo é feito com ajuda de tratores e máquinas, mas antigamente era tudo à base da força humana carro de bois. Não consigo nem imaginar como eles faziam para arrancar as árvores pela raiz sem usar máquinas!!!

Antigamente só os jovens de 20 anos, que iam para o exército, participavam da tradição, para simbolizar a passagem da infância para a vida adulta. Actualmente, todos participam, incluindo as mulheres. Também em tempos antigos, existia o costume de se roubar a madeira. As famílias mais ricas eram responsáveis por doar os troncos, mas a população sempre queria um madeiro maior e aí roubava os troncos durante a noite. Hoje em dia isso não acontece mais! rs

Eu me diverti demais participando do Madeiro de Penamacor, nunca imaginei algo tão grande assim!

Veja aqui todos os posts sobre Natal pelo mundo!

Veja mais sobre a Beira Baixa:

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Penamacor Portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Conteúdo patrocinado pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve