Praias do Porto!

Aproveitei um dia de verão para conhecer as Praias do Porto!

Clique aqui para assistir ao vídeo

É bem verdade que quando pensamos em o que visitar no Porto, raramente pensamos em visitar as praias da região. Normal, já que o norte é conhecido por chover muito e ser sempre um pouco mais frio. Mas, durante o verão, o sol costuma brilhar e dá para aproveitar o dia na praia, tomando sol!

Agora é importante ressaltar que mesmo em dias quentes de verão, o vento costuma estar presente. É o que se chama de “nortada”: um vento super forte e gelado que pode dificultar um pouco o dia na praia. Por isso que no Norte de Portugal as pessoas costumam usar o corta-vento (também chamado de para-vento ou tapa-vento): uma estrutura de tecido que você fixa na areia e te protege da ventania.

Mesmo que você visite o Porto fora do verão, vale a pena caminhar pela Foz do Douro, já que a paisagem é linda e o passeio pedonal tem vários bares, cafés e restaurantes, perfeitos para tomar um drink enquanto admira o mar! E se você pegar chuva, veja aqui algumas dicas do que fazer no Porto com chuva.

Foz do Douro

As praias do Porto ficam na Foz do Douro, onde acaba o Rio Douro e começa o mar. O acesso é super fácil, tem 3 autocarros (ônibus) que saem da Estação São Bento (centro do Porto): 500, 200 e 202. Eu recomendo pegar o 500, que vai pela beira do Rio Douro então você vai admirando a paisagem no trajeto. Os 3 passam pela Pérgola da Foz, o cartão postal da região e onde eu comecei o meu passeio pelas praias do Porto.

A Pérgola da Foz foi construída em 1930 e é um dos pontos mais icônicos da Foz do Douro. Ela aparece em todas as fotos da região, e com razão: a sua forma geométrica dá um toque super diferente às fotos, deixando a paisagem em volta ainda mais bonita! Sempre que vou ao Porto, tento ir ali para fazer uns cliques! Tem que ter paciência, já que o lugar é concorrido e está sempre cheio de gente passando. Mas é só esperar um pouco que dá para fazer fotos incríveis sem ninguém ao fundo!

Praias do Porto

O Porto tem 3 quilometros de praia, que podem ser percorridos facilmente a pé pelo passeio pedonal por toda a orla. Eu comecei meu tour pela pérgola da Foz, que fica mais ou menos no meio, mas você pode muito bem começar em uma ponta e caminhar até a outra. Coloquei as praias abaixo na sentido Porto-Matosinhos:

  • Praia do Carneiro – a primeira praia de mar do Porto, dali é possível ver o farol e a divisa entre o rio Douro e o mar. Ali perto fica o Forte de São João Batista, uma fortaleza do século XVI.
  • Praia do Ourigo – praticamente a mesma praia da anteriro, mas muda de nome.
  • Praia Ingleses e da Luz – não passei por essas praias, mas elas parecem menores e mais apropriadas para aproveitar as esplanadas (bares) do que a areai em si.
  • Praia de Gondarém – fica antes da Pérgola da Foz.
  • Praia do Molhe – é aqui que fica a Pérgola da Foz e o Molhe de Carreiros, um braço de cimento dentro do mar que muita gente usa para pescar ou mergulhar. É dali que se tem uma vista incrível da orla!
  • Praia do Homem do Leme – leva este nome por conta da estátua que tem ali perto.
  • Praia do Aquário – pequenina, com um bar numa das pontas. Dali sai o passadiço que passa por cima das rochas e te leva até as próximas praias. Por cima desse passadiço, ficam os jardins da Avenida de Montevideu, que oferecem uma bela vista do mar.
  • Praia do Castelo do Queijo – tem este nome por conta do Forte de São Francisco Xavier do Queijo, do século XV, que é conhecido como Castelo do Queijo.
  • Praia Internacional – do lado oposto ao Castelo do Queijo, é a última praia do Porto. Em seguida, começam as praias de Matosinhos.

Em geral, as praias do Porto tem muitas pedras que formam algumas piscinas naturais e deixam a paisagem bem bonita. Muitas delas tem bares e cafés na areia, se tornando um ótimo passeio para qualqur época do ano!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

praias do porto
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorPraias de Gaia!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve