Praias fluviais perto de Lisboa!

Bora conhecer algumas praias fluviais perto de Lisboa? Na Margem Sul do Rio Tejo, é possível encontrar várias áreas para tomar sol, caminhar na beira do rio ou tomar um drink enquanto aproveita os dias de calor!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Praias fluviais perto de Lisboa

Aproveitei um dia de muito calor em Lisboa para cruzar o Rio Tejo e ir à descoberta de algumas praias fluviais. Confesso que eu não estava esperando nada de muito especial, mas me surpreendi! Descobri lugares super agradáveis, com paisagens lindas e que renderam ótimas fotos!

  • Praia dos Moinhos (Alcochete): Tem este nome pois conta com 3 moinhos na areia. Estes moinhos poderiam estar mais conservados, mas ainda assim, dão um toque diferente à paisagem. É uma praia bem grande, com vista para a Ponte Vasco da Gama.
  • Praia do Samouco (Alcochete): passando por debaixo da ponte Vasco da Gama, chegamos nesta praia que é menorzinha mas super simpática. Tem chapéus de palha e uma área dedicada aos barcos. Também tem estacionamento, banheiros públicos e área para piquenique, parque infantil…
  • Praia do Rosário (Moita): Esta praia é dividida em duas. No meio fica o restaurante Baía Tejo que foi onde almocei (comida boa, prato do dia saiu por 8€). Aqui a paisagem muda: já podemos ver a ponte 15 de Abril e o Cristo Rei. Bem em frente à praia fica uma praça com parque infantil e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em estilo manuelino.
  • Praia do Bico do Mexilhoeiro (Barreiro): a primeira fica bem na ponta e é super pequena. Não achei um bom lugar para pegar praia, já que a água estava visivelmente suja. MAs gostei muito das casinhas coloridas que tem por ali!
  • Praia do Clube Naval (Barreiro): fica antes da Praia do Bico do Mexilhoeiro e o aspecto é completamente diferente! Tem um areal bem grande, cheio de cascalho de conchas, e uma paisagem linda para a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei.
  • Praia de Alburrica (Barreiro): a praia mais animada que passei nesse dia! Apesar de ser durante a semana, estava lotada! Gostei que tem um caminho na beira do Rio que te leva até uns moinhos próximos. Muito gostoso caminhar por ali!
  • Praia de Copacabana (Barreiro): pois é, existe uma Copacabana em Portugal também! rs Ao contrário das outras praias que visitei neste dia, esta não fica no Rio Tejo, mas sim no Rio Coina. Quase não tinha areia, nem espaço para tomar sol, e também não tem infraestrutura nenhuma em volta.

Mas a Praia Fluvial de Copacabana tem uma história interessante! Durante os séculos XVI e XVII, era nessa praia que eram feitas as naus utilizadas nas navegações portuguesas. Aqui ficava o Estaleiro da Telha, que funcionava numa forma de parceria com a Ribeira das Naus em Lisboa (onde hoje fica a Praça do Comércio).

praia copacabana lisboa
Praia Fluvial de Copacabana

Durante o inverno, iniciavam a construção dos navios aqui. Depois, eles eram finalizados em Lisboa. Eles começavam a construção aqui por conta da grande abundância de madeira na região e também porque aqui está muito mais abrigado do vento, ao contrário do estaleiro que ficava em Lisboa.  Infelizmente não existe mais nenhum vestígio desse estaleiro por aqui, já que o terremoto de 1755 destruiu tudo.

  • Praia da Ponta dos Corvos (Seixal): a única praia que peguei estrada de terra para chegar. Foram aproximadamente 5km em terra batida, num trajeto sem nenhuma dificuldade. Esta praia fica na Baía do Seixal, classificada como Reserva Ecológica Nacional. Ali é possível observar aves migratórias, como flamingos e os corvos que dão nome à praia. No caminho, existe até um Observatório de Aves. Parei ali mas não vi nenhum flamingo… A praia é enorme e tem uma ponta de areia de onde é possível ver Lisboa de uma ponta à outra. É realmente uma paisagem espetacular!

Todas as praias que visitei tem uma boa infraestrutura: banheiros públicos, área para piqueniques, algumas tem parques infantis, chuveiros, half de skate, aparelhos de ginástica… São ótimas opções mesmo se você não quiser deitar na areia, se quiser apenas caminhar e aproveitar a paisagem!

A qualidade da água é sempre uma dúvida e eu só achei informações sobre as praias de Alcochete. Segundo o site da Câmara Municipal de Alcochete, a água é testada constantemente e é própria para banhos. No entanto, na Praia dos Moinhos, tem uma placa indicando que o banho é desaconselhado. Sobre as outras praias, não achei informações oficiais, mas vi muita gente na água.

Vhils no Barreiro, Margem Sul

Enquanto dirigia entre a Praia do Rosário e a Praia do Clube Naval, tive uma bela surpresa: uma obra de Vhils! O mural “rostos” é a maior obra do artista e ocupa um muro gigante no Barreiro. Vale a pena dar uma paradinha para tirar umas fotos!

Praias fluviais na Margem sul

Aqui o mapa com todas as praias fluviais perto de Lisboa:

Se o mapa não abrir, clique aqui.

Se quiser conhecer outras opções, veja também estes posts: praias da linha de Cascais, Costa da Caparica e praias fluviais a 1 hora de Lisboa.

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

praias fluviais perto de lisboa
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve