Booking.com

Roteiro Costa Vicentina!

Na região do Alentejo, sul de Portugal, a Costa Vicentina se extende por mais de 100km. Uma região com uma natureza intocada e belas paisagens, perfeita para ser explorada durante todo o ano!

Rata de praia que sou, decidi fazer uma road trip por essa região durante o o verão europeu. Durante 6 dias, explorei aproximadamente 70km da Costa Alentejana, desde a Praia de Odeceixe até a Praia de São Torpes em Sines. Parece pouco em distância, mas a verdade é que eu me surpreendi muito com a beleza da região!

Como chegar na Costa Vicentina

A maneira mais prática e cômoda de conhecer a região é de carro. Só com um carro você terá a liberdade de parar sempre que quiser, ir até praias mais selvagens, explorar outros caminhos… Dirigir em Portugal é bem fácil e seguro: as estradas são boas e bem sinalizadas. Dá também para ir de ônibus até às principais cidades e conhecer as praias próximas à elas com os ônibus locais. Mas atenção: estes ônibus costumam passar em poucos horários, então se informe bem antes para não ficar sem ter como voltar para o hotel! rs

Rota Vicentina

É nessa região que fica o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, por onde passa a Rota Vicentina. São mais de 400km de trilhas demarcadas (trilhos, em português de Portugal) divididos em vários percursos passando tanto pelo interior quanto pela beira do mar.

Rota Vicentina
Placa de indicação de trilha da Rota Vicentina

Durante todo o ano, muitos turistas se aventuram pelas trilhas e passam os dias andando entre uma vila e outra para admirar a paisagem e curtir a natureza. Você pode também fazer trilhas mais curtas e até mesmo circulares, que começam e terminam no mesmo ponto. Se você não é preguiçoso como eu e gosta de aventura em meio à natureza, vai adorar o local! rs

Roteiro Costa Vicentina

Durante a minha viagem, usei como base as cidades de Zambujeira do Mar (4 dias) e Vila Nova de Milfontes (2 dias). Pegava o carro de manhã, passava o dia explorando as praias e à noite voltava para a vila, sem ter que me preocupar em ficar fazendo mala todo dia! rs

Aqui meu roteiro de 6 dias pela Costa Vicentina:

  • Dia 1: Saí de Lisboa e fui até Zambujeira do Mar. Aproveitei a tarde na praia da vila mesmo!
  • Dia 2: Comecei o dia mais ao sul, na Praia de Odeceixe (Aljezur). Passei por Azenha do Mar e vi animais exóticos antes de terminar o dia na Praia do Carvalha.
  • Dia 3: Comecei o dia na região do Farol Cabo Sardão, fui para a Praia de Almograve e à tarde voltei para Zambujeira do mar para conhecer a Lajinha.
  • Dia 4: Passei pela Praia dos Alteirinhos depois segui viagem até a Praia das Furnas já em Vila Nova de Milfontes. Passe a tarde na Praia da Franquia e vi um por do sol inesquecível na Praia do Farol.
  • Dia 5: O dia começou nublado na Praia do Malhão, mas logo o sol saiu e pude ver o quanto esta praia é linda! Depois fui à Praia da Ilha do Pessegueiro e Praia da Samoqueira.
  • Dia 6: Gostei tanto que voltei para Porto Covo para conhecer a Praia da Samoqueirinha. Bem ao lado, passei pela Praia do Serro da águia e Praia do Salto. Segui viagem e parei na Praia da Vieirinha e de Morgavel. Minha viagem terminou na Praia de São Torpes, que falam que tem água aquecida por conta da termoelétrica.
  • Dia 7: Se você tiver mais um dia disponível, não deixe de passar por Comporta!

Se você não quiser passar mais de um dia na mesma cidade, pode montar o roteiro do jeito que preferir. Aqui o mapa com todos os pontos que eu passei:

Aqui todos os posts que fiz sobre a viagem, com mais detalhes sobre cada praia:

Onde ficar na Costa Vicentina

Em Zambujeira do Mar, fiquei no Hostel Nature e em Vila Nova de Milfontes me hospedei na Casa da Eira, dois locais que super recomendo. Mas são muitas opções para você escolher, desde turismo rural, passando por hostels, grandes hotéis e hotéis boutiques. Escolha aqui seu hotel na Costa Vicentina.

Melhores praias da Costa Vicentina

É muito difícil escolher entre as praias que mais gostei, ainda mais dizer quais são as melhores, já que gosto é relativo, né? Eu gosto de praias menores, com rochas na paisagem, com pouca gente, mais silenciosas… Tem gente que adora uma muvuca e praias enormes, com areia a perder de vista! Eu não gosto de fazer grandes trilhas para chegar na praia, mas não me importo com uma pequena caminhada ou escadas! Já tem gente que prefere estacionar o carro quase na areia! rs Enfim, acho que vocês entenderam meu ponto, né? As praias que mais gostei da Costa Vicentina foram:

  • Praia do Carvalhal
  • Lajinha
  • Praia do Farol
  • Praia do Malhão
  • Praia da Samoqueira / Samoqueirinha

Adorei explorar essa região, já que as praias são lindas e, em geral, mais vazias. É uma ótima opção de viagem para quem quiser fugir da confusão do Algarve no verão!

Gostou dessa minha viagem pela Costa Vicentina? Tem alguma dúvida? Ou alguma sugestão de praia imperdível por lá? Deixa um comentário!

Roteiro Costa Vicentina

Se inscrevam no meu canal no Youtube para acompanhar minhas próximas viagens!

Reserve seu hotel na Costa Vicentina aqui: http://bit.ly/2kyiVWU e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve