Acho que jamais imaginei que um dia estaríamos em isolamento social e que eu estaria sozinha na quarentena! Mas o mundo não para de nos surpreender e estamos vivendo essa realidade bizarra que parece mais saída de um filme de ficção científica…

Moro sozinha então consequentemente estou na quarentena sozinha. Não sei se isso é melhor ou pior… Só sei que é um desafio para todos nós! Para tentar deixar esses dias mais fáceis, juntei algumas dicas que tem funcionado para mim.

São dicas pensadas para quem, como eu, também está em casa completamente sozinho nesse período de isolamento. Mas claro que essas dicas podem ser usadas por qualquer um!

Importante dizer que: não sou médica, nem psicóloga, nem especialista em nada, então estas são só algumas dicas que eu reuni baseadas na minha própria experiência!

Se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir Sozinha na Quarentena

Como sobreviver sozinha na quarentena!

  • Crie uma rotina diária: com horário para acordar, comer, trabalhar, malhar, estudar… Assim fica mais fácil se organizar e não passar o dia inteiro de pijama sem fazer nada! Não esqueça de deixar momentos e dias para não ter uma rotina, isso também é importante!
  • Alimentação saudável: alimente-se bem para manter sua imunidade e saúde boas! Faça um cardápio semanal, assim fica mais fácil fazer a lista de compras quando for ao mercado. Eu uso um aplicativo (My Fitness pal) para me ajudar a comer menos besteira e ficar dentro da minha dieta balanceada. Atenção: não é hora de fazer dietas milagrosas, o importante agora é manter usa saúde!!! Evite comer no sofá: ponha a mesa bem bonita e aproveite cada uma das refeições. Se não gostar de comer sozinho, ligue para um amigo ou familiar!
  • Beba água: Eu tenho uma garrafa de água em cada canto da casa, assim lembro sempre de me hidratar!
  • Higiene: não descuide da sua higiene! Sim, parece estranho falar isso, mas estando sozinha em casa sem contato nenhum é muito tentador a gente não querer tomar banho, escovar os dentes… Mas tudo isso é importante para manter uma normalidade nesses dias difíceis!
  • Tome sol: Vitamina D é imprescindível para nos mantermos saudáveis! Eu tenho sorte de ter uma varanda que pega muito sol na parte da tarde, então aproveito bem esse cantinho. Procure o local e horário que pega sol em algum canto da sua casa e se posicione ali todos os dias, sem exceção!
  • Video call com amigos e familiares: a melhor maneira para espantar a solidão, dar risada e se sentir querida nesses dias difíceis!
  • Lista de tarefas: crie uma lista com todas as coisas que você quer ou precisa fazer nesta época. Assim, quando estiver entediada, você pega esta lista e vai riscando um item de cada vez!
  • Fique offline: no meio de tanta notícia ruim, mensagens e video chamadas, é importante você se desligar do mundo por alguns momentos. Não estou falando para você parar de falar com todo mundo e deixar de ver todas as notícias! Mas não passe o dia vendo notícias sobre a pandemia, isso pode causar ansiedade e medo. Eu costumo desligar o alerta do celular sempre que estou malhando e também quando estou vendo séries. É ótimo ter aqueles momentos só para mim, me acalma demais!!!
  • Metas: para te ajudar a se sentir útil nestes dias, vale criar uma lista de metas diárias ou semanais. Por exemplo: malhar 3 vezes por semana, estudar 1 hora por dia, ler um livro por semana…
  • Jogos Online: A internet está aí para nos ajudar e não faltam opções de jogos para você se divertir sozinha! Eu sou adepta do clássico Candy Crush, mas as opções são infinitas, basta procurar algum (ou vários) que te agrade!
  • Lista de coisas boas: Todos os dias, escreva uma coisa boa que aconteceu com você. Lá no Instagram estou fazendo um diário da quarentena onde todos os dias falo uma coisa boa que aconteceu comigo, desde comer um chocolate até acenar para o vizinho da varanda. São coisas pequenas sim, mas que nos ajudam a perceber que nem tudo é ruim! Você pode fazer uma lista com estas coisas e sempre que se sentir para baixo, ler esta lista! No Instagram @LuliMonteleone posto todos os dias o “Diário da Quarentena” onde destaco algo legal do meu dia. Compartilhe seu dia comigo também para me inspirar!
  • Comemore: em tempos difíceis, é importante valorizarmos cada pequena coisinha. Eu já comemorei o St. Patricks day com uma bela cerveja belga e a chegada da primavera com um belo buquê de tulipas. Mas vale a inventar seus próprios motivos ou comemorar sem razão nenhuma, o importante é se divertir e se distrair!
  • Um dia de cada vez: Aquele clichê de “viver um dia de cada vez” nunca fez tanto sentido como agora! Isso tem me ajudado muito a segurar a ansiedade e também a superar dias difíceis. Porque se hoje eu não estou bem, sei que amanhã vai ser melhor. Precisamos entender que nem todos os dias serão ótimos, que a gente nem sempre está super produtivo e que tem dias que vamos estar tristes e sem vontade de fazer nada. É normal e acontece com todo mundo! Se você quer passar o dia de pijama vendo séries, está tudo bem! Se não tem vontade de malhar nem de estudar, está tudo bem também. São tempos difíceis mesmo e não podemos nos cobrar tanto! Faça o que te faz sentir bem, isso é o mais importante!

Aqui você pode ver todos os posts que já publiquei sobre Coisas para fazer na quarentena e Isolamento social.

Tem alguma dica legal do que fazer durante o isolamento? Viu algum meme engraçado? Algum curso online? Quer ver algum conteúdo especial por aqui? Deixa aqui nos comentários!

Continuarei produzindo conteúdo para vocês aqui no blog e no Youtube. No Instagram @LuliMonteleone, estou mostrando a minha rotina, dando dicas e falando besteira pra gente se divertir juntos!

Fiquem em casa, fiquem seguros.

Sozinha na quarentena
Salve esta imagem no Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui