Booking.com

Vaticano: visitando a Basílica de São Pedro e subindo na Cúpula!

Prontos para passear pelo Vaticano, o menor país do mundo? Sim, o Vaticano não é só a “casa do Papa”, é oficialmente um país dentro de Roma (tem até Consulados lá dentro!) e estando na capital italiana, passear por lá é obrigatório!

Vaticano: Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é visita obrigatória e o que é melhor: é de graça! A única coisa chata é a fila para passar pela segurança: eu esperei uns 30 minutos, mas tem dias que a fila pode demorar bem mais. Infelizmente não tem como comprar ingresso antes nem prever o tamanho da fila, é mais contar com a sorte mesmo. Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma Depois que passamos a segurança, é só alegria: o encantamento começa do lado de fora, no teto incrível. Dentro da Basílica, muitas obras de arte para ver, uma mais linda que a outra. Se quiser saber mais detalhes sobre a basílica, pode alugar o áudio-guia disponível no local.

Vaticano: Pietá de Michelangelo

Entre todas as obras da basílica, uma merece atenção especial: a Pietá de Michelangelo, que retrata Virgem Maria segurando o corpo de seu filho já morto, Jesus. Esta escultura é famosa por diversos motivos, mas para mim, o principal, é a perfeição da cena retratada. É uma peça de mármore, mas o trabalho é tão minucioso que os personagens parecem reais, não duros como pedra. É impressionante!
Pietá, de Michelangelo
Pietá, de Michelangelo
Mais impressionante ainda é saber que Michelangelo realizou esta obra com apenas 23 anos de idade. Justamente por isso, muitos duvidaram da autoria da escultura, e o artista se viu obrigado a colocar na obra seu nome (escrito na faixa que está no peito da Virgem Maria). Independente da história e sua representação religiosa, a Pietá de Michelangelo é linda e merece ser admirada!

Vaticano: Cúpula da Basílica de São Pedro

Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano
A Cúpula da Basílica de São Pedro vista depois de subir de elevador.
Michelangelo também é considerado o arquiteto principal da enorme Basílica de São Pedro, incluindo a enorme cúpula, que pode ser vista de qualquer ponto de Roma. Depois de passear pela igreja, decidi que iria subir à Cúpula da Basílica de São Pedro. Criei coragem, comprei o bilhete e fui. A primeira parte fiz de elevador, mas os últimos 300 degraus tem que ser feitos a pé mesmo. E não pense que é uma escada normal: é super apertado e em alguns momentos subimos inclinados, seguindo o formato da cúpula.
Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano
O início da subida a pé começa com esses mosaicos lindos, que ficam dentro da cúpula!
A recompensa pelo esforço é uma vista 360º de Roma, incluindo a Praça São Pedro, que simula dois braços abraçando a multidão que se junta ali quando o Papa aparece na sacada.
Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano
Praça de São Pedro vista da Cúpula do Vaticano
Na descida aproveitei para tomar um ar até onde o elevador chega: na “varanda” onde ficam as estátuas dos apóstolos. A vista dali é bonita, dá para admirar a Cúpula da Basílica de São Pedro mais de perto, mas não dá para ver toda a cidade.
Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano
Os apóstolos vistos da “varanda”
Como viram no vídeo, a subida não é nada fácil e a minha opinião final é a seguinte: se você nunca subiu na cúpula da Basílica de São Pedro, se gosta de vistas panorâmicas e está realmente disposto a enfrentar centenas de degraus, suba. Caso contrário, a subida é bem desnecessária durante a sua passagem pelo Vaticano. Como mostrei no vídeo, é apertado, quente e cheio demais. Lá em cima estava tão lotado que nem consegui aproveitar a vista, de tanto empurra-empurra.

Vaticano: a Guarda Suíça do Papa

Impossível visitar o Vaticano e não reparar na farda da Guarda Suíça. Toda colorida, com formatos estranhos, dizem que o uniforme também foi desenhado por Michelangelo. Verdade ou não, acho o uniforme lindo e acho engraçadíssimo os guardas não se mexerem nunca. Pena que dessa vez não vi nenhum mais perto, queria muito tirar uma foto do lado deles! Rs Guarda Suíça no Vaticano, Roma O Vaticano é muito mais do que a Basílica de São Pedro: ainda tem os museus que incluem a belíssima Capela Sistina. Mas essa é tão impressionante que merece um post separado! ????

Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve