Viajar para Portugal!

Viajar para Portugal pode ser uma das experiências mais incríveis que você pode ter! O país tem atrações que agradam todos os tipos de viajantes: muita cultura e história, uma gastronomia deliciosa, vinhos ainda mais gostosos, praias lindas, natureza, palácios, castelos e aldeias. Além de tudo isso, o país ainda pode ser considerado um dos mais baratos da Europa!

Pequeno em território, mas cheio de coisas incríveis para descobrir!

viajar para portugal porto
Porto

Informações úteis para viajar para Portugal

Moeda usada em Portugal

Euro

Idioma falado em Portugal

Português, com sotaque e algumas palavras e expressões diferentes em relação ao Brasil. Não se preocupe, se você não entender algo, apenas peça para eles falarem mais devagar! ;)

Fuso Horário de Portugal

Portugal continental está 3h à frente do Brasil entre os meses de outubro e março e 4h à frente nos outros meses, por conta do horário de verão. O arquipélago da Madeira segue o mesmo fuso do continente, mas os Açores estão sempre 1 hora a menos.

Capital de Portugal

Lisboa

Brasileiros precisam de visto para entrar em Portugal?

Não, para um período de até 90 dias. Confirme todas as exigências para entrar em Portugal aqui.

Tomadas e Voltagem em Portugal

Tomada é padrão europeu (de dois pinos redondos) e voltagem de 220V. Portanto, cuidado com os aparelhos que trouxer do Brasil, confirme se eles são bivolt.

Clima em Portugal

O clima no país varia conforme a localização: geralmente, quanto mais ao norte, mais frio e mais chuva.
Inverno (entre dezembro e março): muita chuva, pouco sol e temperaturas entre 3ºC e 15ºC. Um inverno ameno comparando com outros países europeus. Neve somente nos pontos mais altos (como Serra da Estrela) e em dias muito específicos.
Primavera (entre março e junho): a temperatura começa a subir um pouco, variando entre 10ºC até 25ºC. Ainda chove muito, tanto que aqui eles tem uma frase que diz “Abril águas mil”.
Verão (entre junho e setembro): quente e seco, com temperaturas que podem passar dos 30ºC. No entanto, as noites costumam ser mais frescas.
Outono (entre setembro e dezembro): é quando o calor começa a ir embora, com temperaturas também muito variadas entre 10ºC e 22ºC.
Como em todo o mundo, as estações estão cada vez mais misturadas, então é sempre melhor conferir a previsão para as datas da sua viagem.

Transportes em Portugal

É fácil e seguro se locomover em Portugal: Lisboa e Porto tem ônibus (chamados de autocarros), metrô (aqui eles falam com o acento no “e”: métro) e bondinho (elétrico). As outras cidades costumam ter apenas ônibus.
O táxi costuma ser barato e confiável. Também existem diversos aplicativos de transportes, como Uber, e aplicativos de car sharing, bicicleta e até os patinetes (aqui chamados de trotinetes).
Se locomover entre as cidades também é fácil: o país tem estradas muito boas com pedágios (chamado de portagem), às vezes bem caros. Você pode alugar um carro ou viajar de ônibus (autocarro ou camioneta) e trem (comboio).

Gastronomia em Portugal

O país é famoso pelos vinhos, bacalhau e pastel de nata, mas a gastronomia portuguesa vai muito além disso! Cada região tem seu prato, sobremesa e vinho típico. Vale perguntar na cidade onde está por cada um deles e experimentar todos. Você não vai se arrepender!

viajar para portugal lisboa
Lisboa

O que visitar em Portugal

As atrações turísticas mais conhecidas são:

Entre as cidades, acredito que as mais visitadas são:

Como disse acima, Portugal pode ser pequeno em território, mas tem muito o que explorar. Tanto que moro aqui há anos e ainda não consegui conhecer tudo!

Acho que a graça de Portugal é realmente se “perder” e passear pelo país sem pressa. Você vai descobrir aldeias encantadoras, praias selvagens, palácios, castelos, natureza…

o que visitar em portugal
Monsanto

Regiões de Portugal

Portugal continental está dividido em 5 regiões:

  • Alentejo: região ao sul de Lisboa, conhecida pelos seus ótimos vinhos. Tem muitas opções de enoturismo, aldeias charmosas e praias selvagens incríveis!
  • Algarve: no sul do país, é o destino para quem procura praias e badalação.
  • Centro de Portugal: tem de tudo um pouco: cidades, aldeias, praias, natureza, serra…
  • Lisboa: a capital e seus arredores tem palácios suntuosos, praias incríveis e muita cultura!
  • Norte de Portugal: a região onde fica o Porto tem muito o que explorar!

Fora do continente, o país tem dois arquipélagos:

  • Açores: um verdadeiro paraíso da natureza, com formações vulcânicas e muito para conhecer!
  • Madeira: mais ao sul, já na linha da África, é outro paraíso da natureza. Ainda não estive lá, mas está nos meus planos! ;)
viajar para portugal algarve
Algarve

Se preferir, você pode montar sua viagem baseada nos seus interesses:

Viajar sozinha para Portugal

Eu considero Portugal um país super seguro, viajo pelo país inteiro sozinha, tanto de carro como de comboio ou ônibus. Moro aqui desde 2015 e nunca tive grandes problemas.

Como em todos os lugares, é importante ficar estar sempre atenta. Principalmente nos transportes públicos e pontos turísticos com muita gente, onde pode ter trombadinhas (pickpockets).

Vídeos sobre Portugal

Clique aqui para assistir à todos os vídeos sobre Portugal

Hospedagem em Portugal

O país oferece os mais variados tipos de acomodação: desde hostels até hotéis luxuosos. Vale procurar por acomodações em aldeias típicas e também por turismo rural e enoturismo.

Booking.com

Clique aqui para procurar hotel em Portugal

Veja os destaques no meu Instagram @LuliMonteleone das últimas viagens que fiz em Portugal:

Tem alguma dúvida sobre viajar para Portugal? Deixa um comentário que eu te ajudo!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

viajar para portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve