Bate-volta de Lisboa: Vila Medieval e Lagoa de Óbidos!

Hoje é dia de visitar a Vila Medieval e a Lagoa de Óbidos, um ótimo bate volta a partir de Lisboa!

Bate e volta de Lisboa: Óbidos

Óbidos é uma vila medieval que fica a aproximadamente 80 km de Lisboa. De carro, a viagem dura por volta de uma hora, já que a estrada é boa. Se você for de transporte público, pode pegar o trem / comboio, mas aí a viagem demora bem mais: por volta de 2h. O ideal mesmo é alugar um carro!

bate volta de Lisboa: Óbidos, Portugal

Vila Medieval de Óbidos

Chegando em Óbidos, não existe um roteiro: basta entrar na vila através de uma das entradas da muralha e se perder pelas ruas medievais!

bate volta de Lisboa: Óbidos, Portugal
Uma das entradas na muralha medieval!

Não deixe de conferir o painel de azulejos no portão principal, é lindo! Neste dia que gravei, estava em reforma, por isso não mostrei no vídeo…

Azulejos portugueses em Óbidos, Portugal
Foto: Pavel Zyryanov / Shutterstock

Óbidos é uma vila turística, então o que não faltam são lojas, cafés e restaurantes. Óbidos também é uma vila literária, então o destaque ali fica todo para as livrarias! Não deixe de passar pela Livraria Santiago (que fica dentro da Igreja que mostrei no vídeo!) e a Livraria do Mercado Biológico, que fica na rua principal e é uma mistura de livraria e mercearia.

bate volta de Lisboa: Óbidos, Portugal
A Livraria do Mercado, fofa demais!

O ponto alto da visita, literalmente, fica por conta das muralhas de Óbidos, que circundam toda a vila e podem ser percorridas quase inteiras. Mas cuidado: é alto, desnivelado e não tem proteção nenhuma. O passeio vale pela vista, mas tem que tomar cuidado!

bate volta de Lisboa: Óbidos, Portugal
As muralhas medievais com o castelo ao fundo!

Outro destaque é o Castelo de Óbidos, que atualmente funciona como uma pousada, então não é possível visitá-lo por dentro. Mas vê-lo por fora já vale a pena!

Castelo de Óbidos, Portugal

Ginja de Óbidos

A bebida típica da região, que também pode ser encontrada em todo o país, é a Ginja de Óbidos, também chamada de Ginjinha. Um licor feito de uma fruta chamada Ginja (obviamente! rs), que parece uma cereja, doce e que é servido em um copinho de chocolate.

Ginjinha / Ginja de Óbidos, Portugal

Eu não sou fã de licor, então minha parte favorita da Ginja é o copo de chocolate! rs Na vila, dá para provar a Ginjinha em qualquer lugar por apenas 1€. Se gostar muito, pode até levar uma garrafa para casa!

Foz do Arelho – Lagoa de Óbidos

Aproveitamos o calor insuportável para conhecer a Lagoa de Óbidos, onde fica a praia Foz do Arelho. O lugar é lindo, com uma água super cristalina e um areal enorme. No entanto, tem um micro-clima: pode estar frio e costuma ventar muito.

Lagoa de Óbidos, Portugal

No dia que fomos, conseguimos aproveitar bem: ficamos na lagoa, onde a água é gelada, mas rasa e sem ondas. Caminhando pela areia até a praia, encontramos várias outras “mini lagoas”, com a água quase morna e até peixinhos! Lindo demais!

Praia Foz do Arelho, Óbidos, Portugal

Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

 

Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve