O que fazer em Chaves, Portugal!

Vamos visitar Chaves, no norte Portugal?

Clique aqui para assistir ao vídeo

Chaves é uma cidade no norte de Portugal, quase na fronteira com a Espanha. Fica na região de Trás-os-Montes e tem grande influência romana. Na época da ocupação romana, a cidade foi batizada pelo imperador Flávio Vespasiano como “Aquae Flaviae”, numa clara alusão às nascentes de águas termais presentes por ali.

Autalmente, esta é uma cidade internacional: a Eurocidade Chaves-Verín é um projeto que liga estas duas cidades (Chaves em Portugal e Verín na Espanha) para unir forças e promover as duas regiões.

O que visitar em Chaves

Chaves é uma cidade super charmosa que ainda conserva muito da sua arquitetura medieval. Aqui as principais atrações e o que visitar em Chaves:

  • Ponte Romana de Trajano – passa por cima do Rio Tâmega e é o grande cartão postal de Chaves. Foi construída no tempo do Imperador Trajano, no fim do século I e começo do século II d.C.
  • Termas Romanas – a cidade ainda tem as ruínas das termas udads nos tempos da coupação romana. Quando fui, elas estavam em reforma e não consegui visitar…
  • Fonte do Povo (Termas de Chaves) – essa fonte faz parte da Rota Termal e da Água entre Vidago e Verín (na Espanha) e é a única nascente da rota que tem água quente. Dá para experimentar a água de maneira grátis na bica que fica na praça. Se quiser, pode ainda fazer alguns tratamentos disponíveis no Spa de Chaves, mas esses são pagos e devem ser agendados com antecedência.
  • Centro Histórico de Chaves – ainda conserva muitas das casas do período medieval, com ruas estreitas e charmosas.
  • Praça de Camões – é a praça principal da cidade, que tem prédios fofos como a câmara Municipal e o Posto de Turismo.
  • Museu da Região Flaviense – fica no Paço dos Duques de Bragança, palacete construído em 1410. Tem entrada gratuita e é ali que fica também o Posto de Turismo de Chaves. No posto de turismo, além de pegar informações sobre as atrações da região, você também pode pegar o passaporte da N2 e/ou o kit para fazer a Rota Termal e da Água.
  • Igrejas – Chaves tem várias igrejas que podem ser visitadas. Destaco algumas aqui: Igreja Matriz de Santa Maria Maior, Igreja da Misericórdia, Igreja de São João de Deus.
  • Castelo de Chaves – na parte alta de Chaves, do castelo memso só restou a Torre de Menagem. Oferece uma vista panorâmica da região em um jardim com alguns dos canhões usados para defender a cidade antigamente.
  • Forte de São Franciscohoje me dia funciona como um hotel 4 estrelas. Você pode reservar sua estadia através deste link.
  • Pastel de Chaves – a comida típica da região é um apstel de massa folahda recheado com carne picada e pode ser encontrado em qualquer bar/café/restaurante. Não saia da cidade sem provar (pelo menos) um!
  • Estrada Nacional 2 – É em Chaves que começa a N2, talvez a estrada mais famosa de Portugal. Começando no extremo Norte do país e terminando no extremo sul (Faro, no Algarve), esta estrada passa por várias vilas e cidades históricas e é uma ótima viagem para ser feita de carro, moto ou até mesmo caravana!

Chaves é uma graça e é bem gostoso passear pela cidade. Como é pequena, dá para fazer tudo a pé e em apenas um dia!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

visitar chaves portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve