O que fazer em Chaves, Portugal!

Vamos visitar Chaves, no norte Portugal?

Clique aqui para assistir ao vídeo

Chaves é uma cidade no norte de Portugal, quase na fronteira com a Espanha. Fica na região de Trás-os-Montes e tem grande influência romana. Na época da ocupação romana, a cidade foi batizada pelo imperador Flávio Vespasiano como “Aquae Flaviae”, numa clara alusão às nascentes de águas termais presentes por ali.

Autalmente, esta é uma cidade internacional: a Eurocidade Chaves-Verín é um projeto que liga estas duas cidades (Chaves em Portugal e Verín na Espanha) para unir forças e promover as duas regiões.

O que visitar em Chaves

Chaves é uma cidade super charmosa que ainda conserva muito da sua arquitetura medieval. Aqui as principais atrações e o que visitar em Chaves:

  • Ponte Romana de Trajano – passa por cima do Rio Tâmega e é o grande cartão postal de Chaves. Foi construída no tempo do Imperador Trajano, no fim do século I e começo do século II d.C.
  • Termas Romanas – a cidade ainda tem as ruínas das termas udads nos tempos da coupação romana. Quando fui, elas estavam em reforma e não consegui visitar…
  • Fonte do Povo (Termas de Chaves) – essa fonte faz parte da Rota Termal e da Água entre Vidago e Verín (na Espanha) e é a única nascente da rota que tem água quente. Dá para experimentar a água de maneira grátis na bica que fica na praça. Se quiser, pode ainda fazer alguns tratamentos disponíveis no Spa de Chaves, mas esses são pagos e devem ser agendados com antecedência.
  • Centro Histórico de Chaves – ainda conserva muitas das casas do período medieval, com ruas estreitas e charmosas.
  • Praça de Camões – é a praça principal da cidade, que tem prédios fofos como a câmara Municipal e o Posto de Turismo.
  • Museu da Região Flaviense – fica no Paço dos Duques de Bragança, palacete construído em 1410. Tem entrada gratuita e é ali que fica também o Posto de Turismo de Chaves. No posto de turismo, além de pegar informações sobre as atrações da região, você também pode pegar o passaporte da N2 e/ou o kit para fazer a Rota Termal e da Água.
  • Igrejas – Chaves tem várias igrejas que podem ser visitadas. Destaco algumas aqui: Igreja Matriz de Santa Maria Maior, Igreja da Misericórdia, Igreja de São João de Deus.
  • Castelo de Chaves – na parte alta de Chaves, do castelo memso só restou a Torre de Menagem. Oferece uma vista panorâmica da região em um jardim com alguns dos canhões usados para defender a cidade antigamente.
  • Forte de São Franciscohoje me dia funciona como um hotel 4 estrelas. Você pode reservar sua estadia através deste link.
  • Pastel de Chaves – a comida típica da região é um apstel de massa folahda recheado com carne picada e pode ser encontrado em qualquer bar/café/restaurante. Não saia da cidade sem provar (pelo menos) um!
  • Estrada Nacional 2 – É em Chaves que começa a N2, talvez a estrada mais famosa de Portugal. Começando no extremo Norte do país e terminando no extremo sul (Faro, no Algarve), esta estrada passa por várias vilas e cidades históricas e é uma ótima viagem para ser feita de carro, moto ou até mesmo caravana!

Chaves é uma graça e é bem gostoso passear pela cidade. Como é pequena, dá para fazer tudo a pé e em apenas um dia!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

visitar chaves portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve