Visitar Peniche: o que ver e fazer!

Vamos descobrir o que visitar em Peniche? Depois de ter mostrado as praias de Peniche, hoje reuni outros passeios para fazer por lá.

Se o vídeo não abrir, clique aqui.

O clima na Costa Oeste é super instável: muitos dias nublados para poucos dias de sol, mesmo durante o verão. A parte boa é que Peniche tem muito o que visitar além das praias!

O que visitar em Peniche

Muitas das trações de Pencihe ficam bem no centrinho da cidade, dá para ir a pé para todas elas. E é uma delícia caminhar pelas ruas super charmosas!

  • Forte de Peniche – Ali funciona o Museu Nacional Resistência e Liberdade, já que durante a época da ditadura esta fortaleza funcionou como uma prisão. A entrada é gratuita e por enquanto o espaço só está aberto na parte da tarde.
  • Bairro do Visconde – é o bairro dos pescadores, o mais tradicional de Peniche. Cheio de casinhas coloridas e cantinhos instagramáveis, vale a pena se perder pelas pequenas ruas e caminhar sem rumo!
  • Museu da Renda de Bilros de Peniche – um espaço todo dedicado à essa tradição secular. Em breve farei um post exclusivo só sobre esse museu! ;)
  • Mercado Municipal de Peniche – eu adoro visitar os mercados locais, sempre achamos coisas deliciosas para comprar, direto dos produtores e com preços ótimos. Compramos frutas, queijos, ovos, pães, enchidos e por 14€, tivemos petiscos que duraram toda nossa estadia! O mercado de Peniche abre de terça à domingo, das 7h às 14h.
  • Igrejas – Peniche tem muitas igrejas, mas nem sempre elas estão abertas à visitação. Sempre que passar por uma igreja, vale a pena tentar entrar porque elas costumam ser lindas por dentro!
  • Moinho da Fialha – o moinho super bem conservado não é aberto à visitas, mas vale a pena passar por ali e dar um “oi” para o Galileu, o burro que fica no terreno do lado. Você ainda pode levar cenouras e maçãs para alimentar o bichinho! rs
  • Aula de surf – conhecida como Capital da Onda, o que não faltam são escolas de surf! Eu iria fazer uma aula com a Waterlost, mas como fiquei doente, acabei só assistindo a aula da areia mesmo. Terei que voltar!

O que fazer em Peniche

As belezas naturais de Peniche são um dos grandes atrativos da região. Passeando pelas Marginais Sul e Norte, você vai se deparar com paisagens deslumbrantes! Você pode fazer esse passeio a pé, de bike ou de carro e ir parando para fazer muuuuitas fotos!

  • Papoa – talvez um dos pontos mais famosos de Peniche, essa formação rochosa é realmente linda! É bem gostoso caminhar por ali e admirar o mar e Peniche de longe.
  • Varandas e miradouros – por toda a extensão das marginais, você vai encontrar umas placas em formato de peixe. Elas indicam que ali tem uma gruta ou uma espécie de varanda que os pescadores usam. O acesso varia para cada uma delas, mas a maioria requer um pouco de coragem! rs Você tem que descer por pequenas escadinhas que não tem nenhuma proteção até chegar ao local. Os pontos mais famosos são a Gruta da Furninha, a Varanda de Pilatos e a Varanda de Dominique. Confesso que não sei quais eu visitei, porque as placas nos locais não são muito claras… Fui numa gruta (acho que foi a D. Leonor, que tem esta lenda aqui) e numa varanda e para mim foi mais do que suficiente. Mesmo porque, não me senti segura em descer as escadas para ver as outras… #Medrosa kkkkk
  • Cabo Carvoeiro – O farol não é visitável, mas oferece uma bela vista da região: dá até para ver as Berlengas ao fundo. As formações rochosas que ficam em volta rendem ótimos cliques!
  • Santuário da Nossa Senhora dos Remédios – descobri este lugar por acaso, fica bem pertinho do Cabo Carvoeiro. Por fora parece uma igreja simples, sem nada demais. Mas a capela é inteirinha coberta com azulejos portugueses, linda demais! A entrada é gratuita e vale a pena dar uma paradinha ali!

Visitar Peniche

Dirigindo em direção ao interior de Peniche é possível visitar alguns lugares bem tranquilos, super gostosos para caminhar e aproveitar a paz!

  • Ferrel – freguesia super charmosa cheia de bares, restaurantes e lojinhas. Tudo, claro, com aquele clima de praia, cheio de surfistas!
  • Atouguia da Baleia – aqui as grandes atrações são as igrejas, mas estavam todas fechadas. Tem também um minúsculo Centro Interpretativo com algumas peças da região.
  • Serra d’El Rei – Tem uma Igreja (fechada!), um palácio (também fechado!) e um museu dedicado ao amor proibido de Pedro e Inês. Além de contar um pouco mais da história do casal, o museu D. Pedro I tem também algumas peças de moda que misturam a renda de bilros de Peniche à peças modernas, como uma homenagem ao romance mais famoso de Portugal. O museu é realmente bem pequeno e a entrada custa 1€.
  • Moinho de Vento de João Firmino – vi este moinho na estrada e tive que parar para fotografá-lo. Além de estar super bem conservado, a plantação de abóboras no terreno do lado deu um clima todo mágico ao lugar!

Clique aqui para abrir o mapa com os pontos de interesse de Peniche

Se na sua viagem à Peniche você pegar o clima tão ruim quanto eu peguei, agora já sabe que dá para aproveitar bastante, mesmo sem poder ir à praia!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Visitar Peniche Portugal
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorPraias de Peniche!
Próximo artigoPraias de Ericeira!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve