Voar de Balão em Portugal!

Realizei um sonho: voar de balão em Portugal! E não foi qualquer balão, foi o maior balão do mundo, com 40 metros de altura e capacidade para 34 pessoas!

Clique aqui para assistir ao vídeo

Voar de Balão em Portugal

Tive a oportunidade de participar do Festival Internacional de balonismo em Coruche, Portugal. O evento reúne equipes de balonismo do mundo todo que durante dias voam pelos céus portugueses.

Acordei às 5h para chegar em Coruche às 7h, já que o vôo estava previsto para às 7h30. Mas bem, voar de balão é sempre uma surpresa: chegamos em Coruche com uma neblina super forte e logo ficamos sabendo que a decolagem iria atrasar…

À princípio iríamos voar às 9h, mas acabamos decolando apenas às 11h. E olha, nem posso reclamar, muito pelo contrário: me diverti muito enquanto esperava! Pude observar em detalhes como eles tiram os balões das carrinhas, estendem no chão e enchem. Fiquei impressionada de como o balão enche rápido!

Com alguns balões cheios, pude me divertir tirando muuuuitas fotos! Mesmo com a neblina cada vez pior, deu para fazer cliques incríveis! Além das fotos, é bem legal observar os balões: tinha um de caravela e outro de moto!!!

O tempo melhorou um pouco e alguns balões começaram a fazer o vôo estático (ou batismo): quando o balão sobe apenas alguns metros e continua preso no chão. Para não perder a viagem, resolvi fazer esse teste. É bem rapidinho: você entra no balão, ele sobe e logo desce. Mas serve para dar um gostinho de voar e deve ser uma ótima opção para quem tem medo perder o medo!

Depois de mais de 3h esperando, finalmente o tempo começou a abrir e pudemos voar. Entramos no balão e logo estávamos entre as nuvens, vendo os outros balões decolando e aos poucos colorindo o céu!

É difícil descrever a sensação de voar de balão, mas posso afirmar que foi uma experiência mágica. Acredito que voar de balão seja sempre incrível, mas voar durante um festival, rodeada de outros balões, deixou tudo mais especial ainda. Olhar para o céu e ver vários balões em volta, subir, descer, ficar perto deles, depois longe… é realmente mágico! Parecia que eu estava dentro de um conto de fadas!

Quanto ao medo, não vou mentir: quando o balão estava mais alto (no meu vôo não deve ter passado de 500 metros de altura), eu senti um pouco de medo sim. Mas, o vôo é tão tranquilo e calmo, a paisagem é tão bonita, que logo eu esquecia do medo. A paz que se sente lá em cima é incrível: você houve um grande silêncio interrompido apenas pelo fogo do balão. É realmente uma experiência única!

O meu vôo durou aproximadamente 50 minutos e pousamos num milharal, onde os carros estavam nos esperando. O pouso foi tranquilo, com alguns pequenos trancos, mas nada demais. O mais difícil mesmo foi andar pelo milharal até chegar no carro… rs

Onde voar de Balão em Portugal

Eu fiz o vôo em Coruche, dentro do programa do Festival de Balonismo de Coruche Flutuar. Mas existem outros festivais de balão em Portugal. Voar na Beira Baixa no centro de Portugal e Fibaq no Alentejo são alguns deles.

Mesmo que os balões não voem ou você não queria voar de balão, vale a pena participar do festival de balão para admirar a paisagem colorida! Além disso, os festivais costumam ter outras atrações como Dj’s, shows, caminhadas, BTT (bicicleta), gastronomia… O night glow era um espetáculo que gostaria muito de ver: os balões todos acesos à noite, com música. Deve ser lindo! Ah, e essas atividades costumam ser gratuitas!

Quanto aos vôos de balão, o preço varia conforme o festival: alguns são de graça, outros com preços simbólicos. Em todos eles, é necessário reservar com antecedência e ser rápido, já que as vagas costumam esgotar logo. Cada festival funciona de uma maneira diferente e as datas podem variar, então é importante ficar sempre de olho nos canais de comunicação de cada um deles para não perder a oportunidade!

Vôo de Balão: preços e empresas

Durante todo o ano é possível voar de balão em Portugal (sempre dependendo da meteorologia, claro). Aqui algumas empresas:

  • Wind Passenger: voa em quase todo Portugal, sendo a única empresa que vi que tem vôos no Porto e Aveiro. Eles que tem o maior balão do mundo (o que eu voei!).
  • Up Alentejo: passeio de balão no Alentejo
  • Ao Sabor do vento: vôo de balão no Norte de Portugal (Bragança, Mirandela e Miranda do Douro)
  • Emotion: vôos no Alentejo e outras experiências
  • Balão Mágico: passeios de balão no Alentejo e alguns pontos do centro de Portugal, incluindo algumas perto de Lisboa.
  • Algarve Baloons: vôos no Algarve e Alentejo
  • Fábrica da Alegria: vôo de balão de Coruche, Alentejo, Algarve e Bragança.

Como existem muitas opções, mesmo que você não viaje especificamente para as cidades ode onde saem os balões, você pode tentar fazer um bate-volta. Por exemplo, eu saí de Lisboa cedo para voar em Coruche e voltei no mesmo dia para casa. Também dá pra ir e voltar de Lisboa para alguns pontos do Alentejo no mesmo dia.

O preço do vôo de balão varia conforme a empresa, tipo de vôo (exclusivo ou com mais gente), etc. No site de cada uma das empresas tem os preços específicos, mas um vôo de balão não sair por menos de 120€ por pessoa. Não é barato, mas vale cada centavo! E como disse acima, vale a pena ficar de olho nos festivais que tem sempre boas oportunidades!

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

voar de balão em portugal
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve