Aldeias de Xisto!

Hoje vamos explorar as Aldeias de Xisto na região de Góis, Centro de Portugal!

Se o vídeo não abrir, clique aqui.

Aldeias de Xisto

Portugal tem 27 Aldeias de Xisto, todas na região do centro do país. Estas aldeias levam esse nome pois são construídas usando a mesma técnica e o mesmo tipo de pedra: o xisto!

Já visitei Piódão, uma aldeia de xisto na Serra da Estrela, mas queria explorar melhor essas pequenas vilas tão charmosas! Elas são sempre pequenas, em lugares afastados e todas parecem saídas de um conto de fadas!

Saímos de manhã de Vila Nova de Ceira e fomos explorar quatro aldeias na Serra da Lousã:

• Comareira: A menor (ou “mais pequena”, como dizem em Portugal) de todas elas. Bem simpática e deve ter uma vista linda com o tempo aberto!
  • Aigra Nova: Tem três ruas e algumas atrações como a loja das Aldeias de Xisto e o Ecomuseu Tradições do Xisto. No inverno, quando fui, estava tudo fechado, mas no verão deve abrir todos os dias.
  • Aigra Velha: A aldeia mais alta da região, com uma vista linda! Inclusive, um dos moradores me falou que já chegou a nevar por lá!
  • Pena: Esta parece ser a maior das que eu visitei neste dia. O diferencial dela é que ela fica ao lado dos Penedos de Góis, grandes rochas que parecem montanhas. Uma aldeia bem fofinha e também com uma vista linda!

Confesso que o que eu mais gostei foi que todas as aldeias que visitamos tinham doguinhos nos recepcionando! Fiquei impressionada com a simpatia dos cachorros, queria trazer todos para casa comigo! rs

Estas três aldeias são bem próximas umas das outras e como são pequenas, dá para visitá-las todas no mesmo dia. Além de visitar as aldeias, a região oferece vários outros atrativos: trilhas para serem percorridas a pé ou de bike, canoagem, escalada, observação de animais… Neste site você encontra mais dicas do que fazer por lá!

Para visitar as Aldeias de Xisto, é necessário ter carro ou pegar uma excursão pela região (você pode reservar aqui!). As estradas da região são pequenas e com muitas curvas, então se você enjoa como eu, vale tomar remédio e/ou usar a pulseira anti-enjoo. Tirando as curvas, as estradas são asfaltadas e bem sinalizadas, então é fácil dirigir por ali. Ainda assim, evitei pegar estrada à noite. Inclusive, a região tem muitos veados, e eles podem andar na rua à noite. Então é melhor tomar cuidado!

Como chegar nas aldeias de xisto
A estrada entre as aldeias

Algumas dicas extras para quem quiser visitar as Aldeias de Xisto: leve água e alguns snacks, pois a maioria delas não tem café nem nenhum tipo de comércio. Se quiser almoçar em algum restaurante, programe-se: eles fecham por volta das 14h. Uma opção também é fazer um piquenique em alguma das aldeias!

Góis

Depois de passearmos pelas aldeias, fomo para Góis. Esta vila não é de xisto, mas tem outros encantos: uma praia fluvial, que deve ser incrível no verão, e a Ponte Real, com mais de 400 anos! Ali almoçamos no Casa Ti Maria, que foi o único lugar que encontramos aberto! rs

Onde ficar para visitar as Aldeias de Xisto

Optamos por passar o fim de semana em Vila Nova do Ceira, no Portantiqua Guest House. Uma casa centenária que hoje tem dois estúdios com banheiro e cozinha, perfeito para explorar a região e descansar por uns dias. Para reservar, basta clicar aqui.

O Portantiqua fica em Vila Nova de Ceira, bem próximo à várias aldeias de xisto. Além disso, a aldeia é uma graça e também tem um praia fluvial! Já quero voltar no verão para aproveitar todas essas praias!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Aldeias de Xisto
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anterior
Próximo artigo

Também pode te interessar...