Aldeias de Xisto!

Hoje vamos explorar as Aldeias de Xisto na região de Góis, Centro de Portugal!

Se o vídeo não abrir, clique aqui.

Aldeias de Xisto

Portugal tem 27 Aldeias de Xisto, todas na região do centro do país. Estas aldeias levam esse nome pois são construídas usando a mesma técnica e o mesmo tipo de pedra: o xisto!

Já visitei Piódão, uma aldeia de xisto na Serra da Estrela, mas queria explorar melhor essas pequenas vilas tão charmosas! Elas são sempre pequenas, em lugares afastados e todas parecem saídas de um conto de fadas!

Saímos de manhã de Vila Nova de Ceira e fomos explorar quatro aldeias na Serra da Lousã:

  • Comareira: A menor (ou “mais pequena”, como dizem em Portugal) de todas elas. Bem simpática e deve ter uma vista linda com o tempo aberto!
  • Aigra Nova: Tem três ruas e algumas atrações como a loja das Aldeias de Xisto e o Ecomuseu Tradições do Xisto. No inverno, quando fui, estava tudo fechado, mas no verão deve abrir todos os dias.
  • Aigra Velha: A aldeia mais alta da região, com uma vista linda! Inclusive, um dos moradores me falou que já chegou a nevar por lá!
  • Pena: Esta parece ser a maior das que eu visitei neste dia. O diferencial dela é que ela fica ao lado dos Penedos de Góis, grandes rochas que parecem montanhas. Uma aldeia bem fofinha e também com uma vista linda!

Confesso que o que eu mais gostei foi que todas as aldeias que visitamos tinham doguinhos nos recepcionando! Fiquei impressionada com a simpatia dos cachorros, queria trazer todos para casa comigo! rs

Estas três aldeias são bem próximas umas das outras e como são pequenas, dá para visitá-las todas no mesmo dia. Além de visitar as aldeias, a região oferece vários outros atrativos: trilhas para serem percorridas a pé ou de bike, canoagem, escalada, observação de animais… Neste site você encontra mais dicas do que fazer por lá!

Para visitar as Aldeias de Xisto, é necessário ter carro ou pegar uma excursão pela região (você pode reservar aqui!). As estradas da região são pequenas e com muitas curvas, então se você enjoa como eu, vale tomar remédio e/ou usar a pulseira anti-enjoo. Tirando as curvas, as estradas são asfaltadas e bem sinalizadas, então é fácil dirigir por ali. Ainda assim, evitei pegar estrada à noite. Inclusive, a região tem muitos veados, e eles podem andar na rua à noite. Então é melhor tomar cuidado!

Como chegar nas aldeias de xisto
A estrada entre as aldeias

Algumas dicas extras para quem quiser visitar as Aldeias de Xisto: leve água e alguns snacks, pois a maioria delas não tem café nem nenhum tipo de comércio. Se quiser almoçar em algum restaurante, programe-se: eles fecham por volta das 14h. Uma opção também é fazer um piquenique em alguma das aldeias!

Góis

Depois de passearmos pelas aldeias, fomo para Góis. Esta vila não é de xisto, mas tem outros encantos: uma praia fluvial, que deve ser incrível no verão, e a Ponte Real, com mais de 400 anos! Ali almoçamos no Casa Ti Maria, que foi o único lugar que encontramos aberto! rs

Onde ficar para visitar as Aldeias de Xisto

Optamos por passar o fim de semana em Vila Nova do Ceira, no Portantiqua Guest House. Uma casa centenária que hoje tem dois estúdios com banheiro e cozinha, perfeito para explorar a região e descansar por uns dias. Para reservar, basta clicar aqui.

O Portantiqua fica em Vila Nova de Ceira, bem próximo à várias aldeias de xisto. Além disso, a aldeia é uma graça e também tem um praia fluvial! Já quero voltar no verão para aproveitar todas essas praias!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Aldeias de Xisto
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorGrátis em Madrid!
Próximo artigoMeet Vincent van Gogh!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve