De volta à Portugal, vamos visitar o Castelo de Lisboa! O Castelo de São Jorge é um dos meus lugares favoritos aqui, é uma delícia passear por lá e admirar a vista!

Castelo de São Jorge

Ao contrário do que o nome indica, o local é uma fortificação militar: não tem cômodos como quarto, sala etc. A sua história começa no século XI, quando os muçulmanos construíram muros para proteger a cidade. Depois da reconquista pelos portugueses, em 1147, o espaço foi alterado para receber a corte. Com a conquista dos espanhóis em 1580, o Castelo de Lisboa passou a ter uma ocupação mais militar, funcionando como forte.

Castelo de Lisboa, Portugal

Com o grande terremoto de 1755, grande parte das ruínas antigas são escondidas por conta de novas construções. Atualmente, o que se vê na visita são grandes muralhas e algumas ruínas, resultado do trabalho arqueológico feito no local.

Castelo de Lisboa: O que visitar

Dá para passear pelas muralhas do castelo, visitar um museu com peças achadas durante as escavações, ver vestígios do antigo Paço Real, vestígios da ocupação do local desde o século VII a.C… História não falta por ali!

câmara Obscura do Castelo de Lisboa, Portugal
Dentro da câmara obscura do Castelo de São Jorge!

Para mim, uma das coisas mais legais do castelo é a câmara obscura: um sistema ótico de lentes e espelhos que nos permite ver Lisboa em tempo real. A visita à câmara obscura acontece a cada 20 minutos, com sessões em várias línguas, e é preciso paciência para enfrentar a fila, já que cabem poucas pessoas por vez. Mas vale muito a pena: o guia faz um tour por toda a cidade, sem sair do lugar. Ótimo para entender melhor a história de Lisboa e ver alguns locais para visitar na cidade! Como é uma atração “ao vivo”, a câmara obscura está sujeita ao clima: se estiver nublado ou chuva, é bem capaz dela estar fechada.

Pavões no Castelo de Lisboa, Portugal
Pavões passeando tranquilamente…

Enquanto passeia pelo local, não deixe de admirar os belos pavões que vivem por ali e rendem lindas fotos!

O melhor miradouro da cidade: Castelo de Lisboa

Para mim, o melhor miradouro (mirante, no português local) é o do castelo! Dali é possível ver quase toda a cidade de um dos pontos mais altos possíveis. Em um dia de sol, a vista do Rio Tejo é maravilhosa! Adoro ver o por do sol dali, é lindo demais! Pena que no dia que gravei o vídeo estava ventando e frio e não consegui ficar até o fim do dia…

Como chegar ao Castelo de Lisboa

Você pode chegar ao Castelo de São Jorge a pé, subindo pelas ruas típicas da Alfama. Mas se prepare: a subida é íngreme e cansativa. Mas se for parando para tirar fotos e admirar a paisagem, dá para ir numa boa.

Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal
A entrada do Castelo de São Jorge

Se não estiver no pique, pode pegar os elevadores gratuitos que levam da baixa da cidade até quase lá em cima: o primeiro fica na Rua dos Fanqueiros e o segundo quase em frente à saída do primeiro, na Rua Madalena. Depois é só seguir as placas para chegar ao castelo!

Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal
De cima das muralhas!

Durante o verão o local tem um horário bem alargado (até às 21h), só a câmara obscura que só funciona até às 17h. Consulte os horários e preços do bilhete no site da atração.

Se inscrevam no meu canal no Youtube para assistirem antes aos vídeos! 

 

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui