Cinque Terre: roteiro completo!

Hoje vamos conhecer as Cinque Terre de trem e de quebra, farei um roteiro completo para conhecer esse paraíso italiano!

A Cinque Terre é uma região que fica no norte da Itália, na Costa Liguria, e é composta por 5 vilarejos encravados nas montanhas, de frente para o mar. De norte a sul, são eles:

  • – Monterosso al mare: o maior deles, com duas praias e muitos restaurantes, bares e lojinhas.
  • – Vernazza: de porte médio, tem uma pequena praia e uma área com pedras em cima do mar.
  • – Corniglia: a única vila que não fica embaixo, perto do mar. Da estação de trem, é necessário pegar um ônibus ou encarar muuuuitas escadas! É uma vila bem pequena, com ruelas apertadas super charmosa e com uma vista linda do mar!
  • – Manarola: é a que aparece em todos os cartões postais da Cinque Terre! Apesar de não ter praia (com areia), o pessoal toma sol nas pedras e alguns corajosos pulam das mais altas, rola até uma torcida! rs
  • – Riomaggiore: vila mais ao sul, deixei para ver por último e mal consegui passear por lá. Vi só a parte da marina, que tem uma bela vista também!
Riomaggiore, Cinque Terre, Itália
Riomaggiore

Eu voei para o aeroporto de Pisa e (depois de passar um dia em Pisa) peguei o trem para La Spezia, um trajeto que dura apenas uma hora. De Firenze, tem trens expressos que fazem o trajeto por volta de 2h30.

Cinque Terre: onde se hospedar

Escolher onde ficar em Cinque Terre pode ser bem complicado, já que as informações são escassas e as hospedagens não são muitas. O mais comum é ficar em Monterosso (uma das Cinque Terre, mais ao norte) ou La Spezia, que fica ao sul. Como minha viagem foi decidida em cima da hora, não tinha muitas opções disponíveis e acabei ficando num AirBnb em La Spezia. Nem indico o local porque não curti muito, mas dou a dica: procurem algo próximo à estação de trem La Spezia Centrale, assim você economiza tempo em deslocação.

Vernazza, Cinque Terre, Itália
Vernazza – minha vila favorita em Cinque Terre!

Cinque Terre: Trem, Barco ou a pé?

A maneira mais fácil de conhecer Cinque Terre é de trem, a mais bonita, de barco (como mostrei nesse post). Carro não é aconselhável pois não tem como parar nas vilas. O trem é rápido (menos de 5 minutos entre cada uma das vilas) e fácil, já que te deixa sempre dentro da vila. Você pode comprar o Cinque Terre Card (16€ por dia), que te dá viagens ilimitadas ou ir comprando os bilhetes separados (4€ por trajeto). Vale fazer as contas para ver qual compensa para sua viagem! Atenção: não tentem não comprar o bilhete e cuidem muito bem do seu bilhete comprado, os fiscais estão em todas as estações e não dão mole!

Corniglia, Cinque Terre, Itália
As escadas para chegar em Corniglia. Sugiro pegar o ônibus mesmo! rs

Além do tour de barco pela Cinque Terre, também é possível pegar o barco que funciona como um transporte público, da Golfo dei Poeti. Não peguei, mas não acho uma opção muito boa já que os barcos não tem em muitos horários, são embarcações grandes e lotadas de turistas, o que deve dificultar bastante as fotos.

Corniglia, Cinque Terre, Itália
A vista de Corniglia!!!

O parque onde se encontra as vilas é todo cortado com trilhas prontas para os mais aventureiros. Eu nem passei perto disso (rs!), mas se você se interessas pelo assunto, pode ler mais aqui.

O que fazer em Cinque Terre

Não existe um roteiro fixo do que fazer em Cinque Terre, a graça ali é se perder pelas ruas estreitas e admirar a paisagem. As vilas são pequenas, fáceis de explorar e cheias de recantos encantadores! Fui para essa viagem justamente para isso: aproveitar o momento sem grandes roteiros, parando onde quisesse. E foi exatamente isso que fiz: comemos, bebemos, pegamos praia, mergulhamos… Uma delícia!

Cinque Terre, Itália
Sorvete delícia que tomamos em Corniglia, na gelateria Alberto.

Falando em praias: apesar de estar na costa, nem todas as Cinque Terre tem praia. Manarola só tem pedras (e as pessoas pulam das pedras para o mar), Vernazza e Riomaggiore tem praias bem pequenas,  enquanto Corniglia fica em cima da montanha, então não tem acesso ao mar.

Monterosso, Cinque Terre, Itália
Dando um mergulho no mar (gelaaado) de Monterosso!

Monterosso é a que tem a praia maior e onde eu estendi minha canga por alguns momentos. Claro que a região tem outras praias (com acesso a pé ou só de barco), mas não tive tempo de explorar isso.

Vernazza: o melhor por do sol de Cinque Terre

Vernazza, Monterosso, Cinque Terre, Itália
Por do sol em Vernazza!

É difícil escolher, mas acho que Vernazza ganhou o posto da minha Cinque Terre favorita por reunir tudo num lugar só: vila fofa, bares à beira mar, praia pequena e o melhor por do sol! Do lado da praia, tem umas pedras onde é possível senta e apreciar esse espetáculo com calma, uma delícia!

cinque-terre-italia-sunset

Pior que não ficamos até o sol se por de vez; voltamos para Manarola (onde nos tinham dito que o por do sol era melhor). De lá é bonito também, mas não dá para sentar num canto, já que temos que andar um pedaço pelo caminho na beira da montanha.

Manarola, Cinque Terre, Itália
Por do sol em

Cinque Terre: quantos dias ficar?

Eu só estive por lá um fim de semana, e consegui conhecer todas as vilas. Tem gente que faz tudo isso em um único dia, o que eu acho um pouco corrido e nem deve dar para fazer o passeio de barco. Eu ficaria pelo menos um dia a mais do que fiquei (3 dias no total), pois mesmo as vilas sendo pequenas, o legal ali é aproveitar o dolce far niente: andar com calma, admirar a vista, tomar um bom vinho, pegar uma praia…

Vernazza, Cinque Terre, Itália
Olhem a cor desse mar!!! (Vernazza)

Da próxima vez que for à Cinque Terre, além de ficar mais tempo,  quero me hospedar em Monterosso, para conseguir aproveitar ainda mais esse paraíso italiano!

Gostaram das dicas de Cinque Terre? Tem mais alguma? Deixa aqui nos comentários!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Roteiro de viagem Cinque Terre
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve