Trem na Índia!

Passei uma noite na terceira classe de um trem na Índia! Será que eu sobrevivi à esta aventura?

Terceira classe de um trem na Índia

Quando recebi o programa do Kerala Blog Express, vi que tinha uma noite num trem. No entanto, achei que isso seria na primeira classe, já que estávamos numa blog trip, organizada pelo turismo local. Já em Kerala, poucas horas antes de embarcar, fiquei sabendo que iríamos na TERCEIRA classe.

Viajando de trem pela Índia

Estou sorrindo na foto, mas já tinha chorado muito antes…

Já imaginei todas aquelas imagens que vemos da situação dos trens na Índia: gente amontoada, muita confusão, sujeira, animais… Entrei em pânico, procurei passagens de avião para fazer o mesmo trajeto, chorei, reclamei… Mas não teve jeito, tive que embarcar na terceira classe de um trem na Índia mesmo! 

Como é viajar de trem na Índia

Saímos da estação de trem Kanhangad, por volta das 18h. Aquela estação estava tudo bem: limpa, sem grande confusão. Quando o trem chegou, o pânico: os primeiros vagões deviam ser de classes mais baixas, então estava aquele caos. Morri de medo de ter que passar 12h ali!

Viagem de trem na Índia
A estação onde pegamos o trem!

Trem parou, entramos e conseguimos nos dividir de uma maneira que ninguém do grupo ficasse sozinho. Nossas cabines tinham 8 camas, todas com lençol, cobertor e travesseiro (tudo limpo e cheiroso!). A cabine tinha tomada, ventilador, luz e ar condicionado. Sentamos e ficamos curtindo a viagem. O trem vai parando em várias estações e em todas elas pessoas descem e sobem. 

Terceira classe do trem na Índia
Um pouquinho de diversão na terceira classe!

Até que entrou uma família na nossa cabine! Eram 4 pessoas, mas na nossa cabine eles só tinham 3 lugares. Bem, o pai resolveu causar e enfiar 4 pessoas onde só cabiam 3. Rolou todo um stress, o pessoal do turismo de Kerala tentando conversar com o cara e ele sendo um estúpido. No final, ele deixou as 3 mulheres da família ali e e foi sentar no lugar dele (que era em outro vagão). Mas antes, fez questão de armar todas as camas, para que a gente não conseguisse mais sentar. 

Trem na índia
Minha cama na terceira classe!

Enquanto isso, o trem encheu mais e aí veio o caos: crianças berrando, cheiro forte de curry, pessoas comendo com a mão e passando com ela suja pelo corredor… Difícil, bem difícil!

Como viajar de trem na Índia
Essa foto foi antes do caos começar! rs

O banheiro é no estilo indiano: sem papel higiênico e sem vaso sanitário. A essa altura, já estava achando o “buraco no chão” bem melhor que o vaso: é muito mais fácil de fazer xixi sem encostar em nada. Além disso, o banheiro estava relativamente limpo, e eles até limpam durante a madrugada. Nunca vi isso nos trens aqui na Europa, achei ótimo! 

Estação de trem kollam, Kerala, Índia
Nascer do sol na estação de trem em Kollam, nosso destino final.

Lá pelas 22h, quando tudo acalmou um pouco, fui para cama tentar dormir. Bem mais confortável do que imaginei, mas ainda assim não consegui dormir direito. Chegamos em Kollam, nosso destino final, às 6h da manhã, depois de longas 12 horas. Nunca ficamos tão felizes de ver nosso ônibus de volta! hahaha Seguimos para nosso hotel 5 estrelas, para finalmente dormir um pouco!  

Hotel em Kollam, Índia
Todos felizes na piscina do The Raviz, em Kollam.

Como viajar de trem na Índia

Como estava participando do Kerala Blog Express, não comprei a passagem diretamente, e pelo que percebi, comprar passagens de trem na Índia é bem complicado. O blog 360 Meridianos fez um post completo sobre o assunto, vale a pena conferir. O que consegui entender foi: existem várias classes de cabine, mas a diferença não é tanta assim entre uma e outra. A primeira classe são poucas cabines com menos camas por cabines, tem uma cortina na cama e ar condicionado. A partir daí, tem sempre a opção de classe “normal” ou “classe AC”, que é com ar condicionado. Acho bem importante escolher algum lugar com ar condicionado, já que o calor na Índia é infernal. A segunda classe tem cabines com mais camas e a terceira classe AC, onde fiquei, tinha cabines com 8 camas e ar condicionado. Acho que a partir daí, nenhuma das classes tem cama, só poltronas, naquele caos típico do país.

Trem na Índia
Os vagões tem a classe pintada do lado de fora, para você achar a sua.

Em geral, achei a viagem de trem pela Índia muito melhor do que eu esperava. O vagão em que fiquei estava limpo, não vi bichos nem insetos, nem cheiros muito fortes (só o curry mesmo!). Tirando o pai de família grosso (acredito que demos azar!), o resto das pessoas sempre foi muito simpático e agradável conosco.

Trem na Índia
Tem também os números dos assentos.

Recomendo passar uma noite num trem na Índia? Definitivamente não. Mas, se você for menos “fresca” que eu, precisar economizar ou não tiver outra opção, dá para encarar sem grandes problemas. Muito provavelmente, a primeira classe é bem melhor, já que tem mais privacidade!

E você, encararia passar a noite na terceira classe de um trem na Índia? 

Se inscrevam no meu canal no Youtube, ainda vai ter muito vídeo sobre a Índia! 

Encontre seu hotel em Kerala aqui: http://bit.ly/2GjjLha! Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)

Fui à Kerala como blogger convidada do Kerala Blog Express. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve