Booking.com

Food Tour em Roma: Passeando e comendo por Trastevere!

Food Tour Roma: a melhor maneira de conhecer a gastronomia romana. Impossível ir à Itália e não pensar na gastronomia local: pasta, gelato, pizza e tantas outras delícias! O problema é que como em toda cidade turística, as armadilhas para turistas estão em todos os lugares. Não é fácil saber o que é genuinamente local e o que é uma falso… Justamente por isso um Food Tour é uma excelente opção: é a garantia de que você irá comer do bom e do melhor, em locais típicos e ainda conhecer mais sobre a cultura local!
Food Tour Roma, Itália: Pizza
A típica pizza romana, vendida aos pedaços!

Food Tour Roma: Trastevere

Escolhi fazer essa aventura aventura gastronômica no Trastevere, um bairro boêmio de Roma, famoso pelos seus recantos fofos e restaurantes deliciosos. O tour que peguei foi o Twilight Trastevere Food Tour que começou no fim da tarde e foi até à noite. Ótimo, pois conseguimos ver o bairro “mudando” de cara enquanto caminhávamos entre um ponto e outro! Rish, nosso guia, cresceu no Trastevere então ele não só conhece muito bem o bairro, mas os donos de muitos dos locais que passamos durante o tour. Foi uma delícia passar algumas horas ouvindo mais sobre a história do Trastevere e também sabendo detalhes sobre cada um dos pratos que provamos!

Food Tour Roma

O tour não poderia ter começado melhor: com um aperitivo em uma trattoria! Alcachofra e burrata acompanhados de prosecco (vinho branco espumante). Foi a melhor alcachofra que já comi na vida, juro! E a burrata, que coisa mais maravilhosa!
Food Tour Roma, Itália
A melhor alcachofra que já comi na vida!
Depois seguimos para uma degustação de vinho numa adega medieval, acompanhada de um prato feito igualzinho à época romana: magro di maiale alla lazio. A descrição não me apeteceu em nada: ombro de porco cozido no vinho tinto com maçã, cebola, mel, vinagre e especiarias. Mas essa era a receita usada por ninguém menos que Gaius Matius, amigo e cozinheiro de Júlio César (sim, o imperador) e eu jamais deixaria de provar a mesma comida do imperador, né? Me surpreendeu demais, a carne estava super macia, quase que derretia na boca, e o tempero uma delícia, super diferente! Depois dessa experiência típica do Império Romano, fomos provar uns docinhos em uma fábrica que existe desde 1929. Por mim, ficaria ali o resto da noite: tudo delicioso, com gosto de feito pela nonna, maravilhoso!!! Food Tour Roma, Itália Voltamos aos antipastos com uma prova de queijos numa lojinha fofa que funciona como um mercadinho local: vende frios, bebidas, queijos e tudo de mais delicioso que você possa imaginar! Depois do Gorgonzola e do verdadeiro queijo Pecorino, passamos para a típica Porchetta (carne de porco assada de uma maneira toda especial comida geralmente em sanduíches) acompanhada de uma cerveja artesanal. Este pra mim foi um dos pontos altos do tour!
Food Tour Roma, Itália: Porchetta
Ai que saudade dessa Porchetta!
Continuando com a street food, fomos provar o tão famoso Supplí (arroz cozido no molho de tomate e depois frito no formato de bolinha). Adorei, mas já tinha comido tanto que não consegui saborear direito… No mesmo ponto, também provamos a pizza al taglio (pizza ao pedaço), tão onipresente nas ruas da Itália!
Food Tour Roma, Itália
O supplí, bolinho de arroz tipicamente romano!
Depois de todas essas entradas, chegou a hora de provar o prato mais tipicamente italiano: pasta! Em um restaurante super fofo, pudemos provar dois tipos típicos de pasta romana: amatriciana e cacio e pepe. Pasta fresca, feita à mão e de comer rezando! Cacio e Pepe é super difícil de fazer da maneira correta e aquela estava divina!!!
Food Tour Roma, Itália: Pasta
Meu prato tem “pouca” pasta pq eu já não aguentava mais comer! rs
Terminamos o Food Tour Roma com chave de ouro: gelato! Mas não foi um simples sorvete, Rish nos deu diversas dicas para descobrirmos se o gelato é verdadeiramente italiano, já que os “falsos” gelatos estão por toda parte. Depois tive a árdua tarefa de escolher 2 entre os 40 sabores disponíveis. Não foi fácil, mas peguei um super diferente de Abacate com lima e vinho e um mais “clássico” de Papaia. Os dois estavam maravilhosos! E depois de aproximadamente 4 horas comendo e andando pelas ruas do Trastevere, hora de voltar para o hotel (rolando, eu diria! rs). O tour foi incrível, tudo o que provamos, sem exceção, era delicioso! Fui dormir feliz! hahaha

Food Tour Roma

Além do tour pelo Trastevere que fiz, a Eating Italy Food Tours tem vários outros percursos em Roma e Florença e todos parecem deliciosos. Eu confesso que perdi um bom tempo tentando decidir entre as opções de Roma!
Food Tour Roma, Itália: Cerveja Artesanal
A deliciosa cerveja artesanal que acompanhou a Porchetta!
Em uma primeira olhada, os preços podem parecer um pouco altos (ainda mais se converter para o R$), mas por experiência própria, digo que vale cada centavo. Como vocês viram no vídeo, comemos muuuuito, durante todo o passeio, sempre acompanhado de ótimas bebidas e tudo nos melhores locais. Então se você estiver de viagem marcada para Roma ou Florença, corre lá no site da Eating Italy Food Tours e já reserva seu tour. O investimento vale super a pena, você não vai se arrepender!!! Se não puder /quiser fazer o tour, ainda assim vale a pena entrar no site deles, que conta com vários endereços de onde comer! Inclusive, muitos dos lugares que passei estão aqui, nessa lista.
Food Tour Rome, Italy
“O vinho melhora com os anos, eu melhor com o vinho” / Quem concorda levanta a mão! rs
Eu tentei no vídeo e nesse texto transmitir como foi o tour, mas sinceramente não acho que palavras são suficientes para mostrar o quão incrível foi a noite! Amei demais e já quero voltar para fazer os outros tours! rs

Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Fiz o Food Tour Roma à convite do Eating Italy Food Tours, mas minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve