Harry Potter e o Porto!

Harry Potter e o Porto: sabia que esta cidade foi fundamental para a criação de Hogwarts e todo o universo mágico? 

livraria-lello-porto-harry-potterJ.K. Rowling viveu no Porto (cidade no Norte de Portugal) entre 1991 e 1993 e sua ida para Invicta foi como uma fuga de uma séria de problemas pessoais, entre eles, a morte da mãe. No Porto, dava aulas de inglês e aproveitava as horas livres para continuar a escrever o romance “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Casou-se com um português, uma relação conturbada que a fez deixar a cidade em 1993. Ela não partiu sozinha: levou sua filha de apenas alguns meses, nascida numa maternidade da Invicta.

Já mostrei muito da Invicta para vocês, mas decidi reunir em um único post todas as influências de Harry Potter e o Porto! Preparados para pegar o Expresso de Hogwarts comigo? rs

Harry Potter e o Porto: Livraria Lello

harry-potter-porto-portugalCom certeza a Livraria Lello é o grande “marco” de Harry Potter no Porto. O lugar parece realmente mágico: a fachada já é incrível por si só, mas as surpresas estão realmente do lado de dentro. Tudo, absolutamente tudo, lembra o mundo mágico de Harry Potter, principalmente a livraria da saga Floreios e Borrões. A madeira escura, as prateleiras, as peças entalhadas, os livros guardados dentro dos vidros, as janelas, os mosaicos que fazem com que a luz entre colorida no local… é lindo!

Inclusive, as vitrines que guardam alguns livros lembram muito algumas salas de professores de Hogwarts! Aqui tem um vídeo onde mostrei a Livraria Lello em detalhes!

Atualização em 2020: Recentemente, JK Rowling declarou que nunca esteve na Livraria Lello, portanto não se inspirou no local para criar nenhum ambiente da saga. 

A escadaria da Livraria Lello

Entrar na Livraria Lello é realmente como entrar no mundo mágico de Harry Potter! Dizem que a escada que leva ao primeiro andar inspirou J.K Rowling a criar as escadas que se mexem no castelo de Hogwarts. A escada curva, feita em madeira e pintada de vermelho chama a atenção logo que você entra na Livraria Lello. Difícil é retratar toda a beleza dela numa foto!

O Uniforme dos Estudantes

uniforme-hogwarts-estudantes-porto-portugal
Eu com a capa dos estudantes, numa serenata que recebi! Tem vídeo mostrando tudo aqui!

Dizem também que o uniforme dos estudantes de Hogwarts, com suas capas pretas, foram inspirados nas capas usadas pelos estudantes universitários do Porto. Na verdade estas capas são usadas por estudantes de qualquer lugar de Portugal, mas a semelhança é realmente muito forte! Toda vez que vejo algum estudante com essa capa na rua, fico esperando ele sacar a varinha mágica! rs

Os Jardins do Palácio de Cristal

Já ouvi falar que os jardins do Palácio de Cristal inspiraram os jardins de Hogwarts e até a Floresta Proibida. Aqui não vejo muitas semelhanças, mas dá o play no vídeo e confira você mesmo! rs De qualquer maneira, é bem provável que a escritora escolhesse a calma deste lugar para escrever seu livro!

A Pedra Filosofal

Na biografia escrita por Sean Smith, o autor alega que o primeiro livro da saga teve seu nome inspirado no poema de António Gedeão: Pedra Filosofal. O poema também é uma música, cantada por Manuel Freire, muito conhecida pelos estudantes portugueses. Esta informação nunca foi confirmada por J.K. Rowling.

O Café Majestic

Enquanto morava na cidade, dizem que a autora costumava passar horas ali escrevendo os primeiros capítulos da saga. Verdade ou não, o lugar é lindo e vale muito a visita. Só visita mesmo, já que é tudo extremamente caro! rs

Majestic Cafe

Salazar: Ditador e Professor

Agora um pouco de história, muito rapidamente: Portugal esteve numa das ditaduras mais longas de toda história, entre 1926 e 1974. Um dos ditadores era António de Oliveira Salazar. J.K. Rowling admitiu que o nome do professor Salazar Slytherin foi inspirado nele e, depois de ler os livros, dá para perceber que algumas características também. O feiticeiro, fundador da  casa que recebe os estudantes mais inclinados às artes das trevas, ganhou destaque no segundo livro da saga: como acreditava na pureza de sangue, preparou um plano para eliminar de Hogwarts os “sangue-ruim”.

Harry Potter e o Porto: Comida

comida-porto-harry-potter

Todas as vezes que fui ao Porto, comi muuuuuuuito bem. Além da comida maravilhosa, as porções são enormes e não é difícil o almoço durar a tarde toda, sempre regado aos melhores vinhos. Sendo assim, realmente acredito que os banquetes de Hogwarts (onde a comida aparece como mágica para os estudantes!), também tenham sido inspirados na culinária deliciosa do Porto.

Ufa, deu para perceber que Harry Potter e Porto tem muito em comum, hein?

Clique aqui para ver outros posts com dicas do que fazer no Porto

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Compre meus essenciais de viagem na minha loja da Amazon de Portugal e do Brasil. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Artigo anterior
Próximo artigo

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve