Moda em Bruxelas: o closet do MannekenPis e Museu da Moda!

Sabia que o MannekenPis tem um closet só dele? No passeio sobre moda em Bruxelas, vamos visitar o GardeRobe MannekenPis e também o Fashion & Lace Museum!

Fashion & Lace Museum Bruxelas

Já tinha visitado este museu da outra vez que estive em Bruxelas (aqui: Moda e Compras em Bruxelas), mas como a exposição mudou, resolvi voltar!

Jean-Paul Lespagnard, designer Belga

Desta vez, vi a exposição Reflection by Jean-Paul Lespagnard, um designer belga com criações super interessantes.

Jean-Paul Lespagnard, designer Belga

Além de ver o trabalho do estilista, gostei bastante da parte interativa no fim da exposição, onde dava para criar seu próprio lenço!

Fashion & Lace Museum - Museu da moda em Bruxelas

Além disso, pude conferir também um sala toda dedicada à renda belga, bem interessante!

GardeRobe MannekenPis

O MannekenPis é uma estátua de aproximadamente 40 centímetros de altura de um menino fazendo xixi. Sim, é pequena e parece estranho, mas este é o símbolo de Bruxelas, idolatrado pelos locais e todos os turistas querem vê-lo. Ele pode ser baixo em estatura, mas compensa com o guarda roupa: são quase 1000 looks!

MannkenPis Bruxelas
O MannekenPis no natal de 2017/2018 e no ano novo chinês em 2017

A estátua mais famosa da Bélgica pode ser pequena em tamanho, mas compensa com o guarda roupa: são quase 1000 looks! O primeiro look do MannekenPis foi dado de presente em 1968, mas essa roupa não sobreviveu até os dias atuais. Desde então, o guarda-roupa dele não pára de crescer, já que virou uma tradição presentear a estátua com um novo outfit.

GardeRobe MannekenPis Bruxelas

Essas roupinhas são colocadas na estátua em dias específicos: da outra vez, o vi vestido em comemoração ao no novo chinês! Atualmente, existe um calendário oficial de datas quando o MannekenPis é vestido: 130 dias por ano!

GardeRobe MannekenPis Bruxelas
As roupas do Brasil e do México para o MannekenPis!

Se você não der sorte de estar em Bruxelas em nenhuma dessas datas, pode visitar o Garderobe Manneken Pis, um museu que reúne vários dos muitos looks icônicos da estátua. São roupas tradicionais de vários países do mundo, fantasias de personagens famosos, personalidades… tem de tudo um pouco!

A roupa mais antiga no museu é a oferecida pelo Rei Louis XV da França, em 1747. Neste ano, soldados franceses tentaram roubar a estátua. Frente À revolta da população de Bruxelas, o rei só viu uma solução para acalmar os ânimos: nomear o MannekenPis um Cavaleiro da Ordem, o que obrigava os soldados a baterem continência para estátua sempre que passavam por ela. Imagina os soldados fazendo isso? Devia ser de chorar de rir! rs

GardeRobe MannekenPis Bruxelas
A roupa mais antiga do MannekenPis: Cavaleiro do Rei Louis XV!

A fantasia que vemos exposta é uma réplica exata; a original se encontra no museu, mas como está muito desgastada, não pode mais ser exposta.

Apesar de pequeno, o GardeRobe MannekenPis é um ótima passeio em Bruxelas, principalmente para quem gostar de moda ou estiver com crianças. Eu me diverti muito observando cada detalhes do looks e ainda mais tentando vestir o MannekenPis. É suuuper difícil! rs

Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Nessa viagem contei com o apoio do Visit Brussels.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve