Panorâmico de Monsanto!

Hoje vamos visitar um dos lugares mais incríveis de Lisboa: Miradouro Panorâmico de Monsanto!

Miradouro Panorâmico de Monsanto: História

O miradouro está localizado dentro do Parque Florestal de Monsanto, uma floresta bem no meio de Lisboa. O parque tem muitos atrativos além desse miradouro: percursos para fazer a pé ou de bicicleta, locais para piquenique, parques infantis, outros miradouros… É um espaço muito gostoso para aproveitar os dias de sol em meio a natureza, sem sair da cidade!

O edifício redondo, que parece um óvni, foi inaugurado em 1967 para ser um restaurante. Originalmente, contou com materiais nobres e várias obras de arte. No entanto, o espaço nunca funcionou de maneira regular e com o passar dos anos, foi abandonado. Mas com a vista que oferece, o espaço não ficou esquecido pelos lisboetas. Durante anos, muitos “invadiam” o local para aproveitar a paisagem, explorar o edifício abandonado e até mesmo fazer suas próprias “street arts”. Eu mesma cheguei a ir uma vez: tínhamos que passar por um buraco entre as grades para entrar no espaço! rs

Até que, em 2017, a Câmara de Lisboa resolveu “tomar o prédio de volta”: instalou grades de segurança nos locais mais perigosos e colocou seguranças no espaço. Confesso que isso tirou um pouco a graça do local: agora os seguranças não permitem nem que se use câmera fotográfica ou tripé no local. O que não faz o menor sentido num local abandonado, cheio de street art, né? Enfim…

Panorâmico de Monsanto

Hoje em dia o espaço funciona como uma galeria de street art: são muitas obras ali, tanto “oficiais” como outras feitas sem autorização. Por conta disso, sempre que visito o espaço, tem obras novas para ver. A obra que eu mais gosto é do Vhils (já falei sobre o trabalho dele aqui): uma homenagem à Marielle Franco. Mas o espaço está cheio de obras incríveis e rende ótimas fotos!

É possível passear por vários espaços do antigo restaurante, mas atenção: algumas escadas não tem luz então é sempre bom tomar cuidado. Nas paredes, muitos “grafites” interessantes e, nas janelas, uma vista deslumbrante de Lisboa.

Quando estive ali em dezembro de 2020, a parte mais alta do miradouro estava fechada. É um salão com uma vista 270º de Lisboa, rodeado por azulejos mostrando os pontos da cidade. Espero que quando a pandemia passar de vez, este espaço seja reaberto.

Panorâmico de Monsanto: como chegar

Infelizmente, chegar ao Miradouro Panorâmico de Monsanto não é tão simples assim, já que não só existe um ônibus que passa perto. A maneira mais fácil é de carro (ou Uber /táxi) ou até mesmo um tuktuk. Tem vários guias que incluem o panorâmico como destino e você também pode pedir para ir lá.

Se você gostar de exercícios físicos, pode fazer algum dos muitos percursos que existem no Parque de Monsanto. Tanto a pé como de bike, você pode caminhar em meio à natureza com segurança. Outra opção é pegar o autocarro (ônibus) 711 que circula entre o Terreiro do Paço (Praça do Comércio) e Alto Damaia. Você deverá descer na paragem Av. Tenente Martins e andar por volta de 10 minutos até o miradouro.

Se inscreva no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Vai viajar? Faça seu seguro viagem clicando aqui e ganhe 5% de desconto! Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

panoramico de monsanto
Salve esta imagem no Pinterest!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve