Museu da Renda de Bruges!

Para completar nosso dia de turismo em Bruges,  vamos visitar o Museu da renda de Bruges. Berço dessa tradição secular, Bruges tem o Kantcentrum que é uma referência mundial quando se fala de renda!

A Renda de Bruges

A renda foi criada no século XVI e no começo era uma tradição passada de mãe para filha. Depois surgiram as escolas de renda e Bruges tinha várias.
Museu da Renda de Bruges, Bélgica
A renda mais antiga do museu!
A renda era uma maneira de mulheres pobres conseguirem uma maneira de sobreviver, já que as rendas eram vendidas por um bom preço e era um produto muito desejado pelas classes sociais mais altas. Museu da Renda de Bruges, Bélgica

Kantcentrum: Museu da renda de Bruges

O Kantcentrum surgiu a partir de uma escola de renda criada por freiras em 1970. O prédio histórico data de 1899 e as freiras ocuparam o local desde 1935. Kantcentrum - Museu da Renda de Bruges, Bélgica Atualmente o prédio conserva a fachada original, as o interior está totalmente renovado para os dias atuais, tem até elevador. Tudo para garantir que a tradição da renda não se perca e possa ser passada para muitas gerações! Museu da Renda de Bruges, Bélgica

Como fazer Renda de Bruges

Como vocês devem ter reparado no vídeo, fazer a renda tradicional de Bruges não é nada fácil. Mas se você quiser aprender (ou pelo menos tentar!), o Kantcentrum oferece diversos cursos e workshops, desde os mais básicos e curtos até mais avançados e extensos. Eu adoraria fazer um curso para aprender o básico do básico, já que para aprender de verdade, são necessários anos e anos de treino.
Museu da Renda de Bruges, Bélgica
A Árvore de Natal decorada com peças criadas pelos alunos!
Além dos cursos, o Kantcentrum tem uma editora própria de livros sobre renda e uma revista própria, lançada em 1978 e que está disponível em 4 idiomas. O Kantcentrum evoluiu para um centro de excelência sobre rendas em seu sentido mais amplo, com uma reputação mundial. Museu da Renda de Bruges, Bélgica Eu adorei visitar o Museu da Renda de Bruges, o trabalho feito por lá é incrível. É importante preservar estas antigas tradições, pois com o passar dos anos os jovens vão perdendo interesse e a técnica vai se perdendo… Com livros e cursos sobre o assunto, os pontos e técnica são perpetuados, garantindo que teremos rendas lindas por muitos anos!

Acompanhe minhas viagens pelo instagram: @LuliMonteleone!

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Visitei o Kantcentrum como convidada, mas minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve