Booking.com

Hostel: guia prático!

Viajando sozinha há mais de 10 anos, posso dizer que tenho bastante experiência em ficar em hostel! Então decidi fazer um guia completo para tirar as principais dúvidas de quem nunca se hospedou em um albergue!

Se o vídeo não aparecer, clique aqui: Como é ficar em Hostel!

O que é hostel?

Hostel ou albergue é um tipo de hospedagem onde divide-se o quarto com outros viajantes. Tem quartos de 4, 8 até 20 ou mais pessoas. A maioria dos hostels oferece quartos mistos e quartos exclusivos para mulheres. Já fiquei em quarto misto e nunca tive problemas, mas prefiro quartos femininos por uma questão de comodidade.

Hoje em dia, muitos também oferecem quartos privativos, alguns com banheiro compartilhado e outros até tem suítes mesmo, como num hotel. O bom disso é que você tem a privacidade e conforto de um hotel sem perder o clima descontraído de um hostel.

Cada hostel é diferente do outro, não existe uma regra. Atualmente existem muitos tipos de hostel: desde os mais simples até sofisticados, com um design incrível. Tem hostel com clima mais calmo, até mesmo familia, e party hostel. Nesses, a festa não acaba nunca!

Todos costumam ter uma área de socialização: sala de tv, jogos, mesa de ping pong, sinuca, piscina… A maioria dos hostels tem cozinha comunitária, totalmente equipada (geladeira, fogão, microondas, louça etc) onde você pode cozinhar quando quiser. É ótimo para economizar: basta passar no mercado e comprar comida para fazer no hostel. Inclusive, a cozinha do hostel é um dos melhores lugares para socializar e fazer amigos do mundo todo! Muitos espaços também tem vending machines, com snacks e bebidas que você pode comprar a qualquer hora do dia!

Alguns hostels oferecem café da manhã incluído no preço, mas costuma ser bem simples: pão, manteiga, chá, café… Outros tem café da manhã pago à parte que é mais completo. Outros não oferecem nada mas você pode comprar comida e deixar na geladeira.

A maioria dos albergues incluem na diária os lençóis, travesseiro e cobertor. Alguns oferecem a toalha, em outros você tem que alugar. Os hostels mais modernos e atuais ainda oferecem shampoo/sabonete no banheiro! Mas se você precisar de algum item básico (pasta de dente, cadeado, sabonete etc), muito provavelmente a recepção do espaço tem para te vender!

Porquê ficar em hostel?

A maior vantagem de se hospedar em hostel é o preço! É muito mais barato pagar uma cama num dormitório num hostel do que um quarto privativo em um hotel simples. Como viajo muito sozinha, sai muito mais barato ficar me hostel do que em hotel, que vai me cobrar o mesmo preço do quarto, seja pra 1 ou 2 pessoas.

Além disso, hostel é otimo para conhecer pessoas! Sempre converso com outros hóspedes, faço amizades… Assim, apesar de viajar sozinha, só fico sozinha se eu quiser.

hostel em berlim
Tomando uma cerveja no Amstel Hostel em Berlim, Alemanha

É seguro ficar em hostel?

Eu me hospedo em hostels há mais de 10 anos e nunca tive nenhum problema! É só usar o bom senso, não deixar suas coisas jogadas e destrancadas, procurar referências para escolher o hostel que tudo vai correr bem!

Como escolher um hostel

Todas as dicas que usamos para escolher um bom hotel vale também para escolher um hostel. Veja se a localização é boa, se a região é segura, leia comentários de outros viajantes nos sites de reserva. Vale também pesquisar em blogs e pedir dicas para quem já viajou para aquela cidade.

Hostel é seguro?
A piscina do hostel que fiquei em Florença, Itália!

Eu sempre procuro as redes sociais para ver fotos atuais do local. Por fim, sempre que possível, procuro hostels famosos, esses que tem unidades espalhadas por várias cidades e países. Aqui na Europa existem vários: Generator, A&O, Selina, HI… Estas redes de hostel funcionam como um “Ibis”: independente do local, você sabe o que vai encontrar. Então se você gostou daquele hostel em Paris, provavelmente vai gostar dele em Berlim, Amsterdam, Roma…

Dicas para ficar em hostel

  • Viaje leve: A maioria dos lockers só acomoda uma mala de mão, então se vc tiver uma mala grande, vai ter q deixar ela fora do armário. Tudo bem tb, basta trancar a mala com um cadeado. Essa é a outra dica: traga sempre um ou mais cadeados para trancar o locker.
  • Educação e bom senso: Tente não atrapalhar o coleguinha! Não acenda a luz de madrugada, não faça muito barulho, não espalhe suas coisas pelo quarto inteiro, deixe tudo limpo… Lembre-se que você não está sozinho no quarto!
  • Chinelos: sempre levo para tomar banho.
  • Cadeado: Imprescindível para deixar suas coisas seguras dentro do locker. Leve um de tamanho médio, de preferência com senha (para não correr o risco de perder a chave).
  • Máscara de olhos e protetor auricular: vai te ajudar a ter uma boa noite de sono!
  • Extensão de Tomada e USB: assim você consegue carregar todos os seus eletrônicos durante a noite, mesmo que existam poucas tomadas no quarto.
  • Necessaire com gancho para pendurar: muito mais prático na hora de levar para o banheiro. Aqui tem uma lista completa do que levo na minha necessaire de viagem!
Ficar em Hostel
Só viajo com mala de mão para facilitar minha vida nos hostels!

Hostel: minha experiência

Como falei no vídeo, deixo aqui alguns dos hostels que já fiquei por aí:

  • Generator (Hamburgo, Alemanha): Um dos meus hostels preferidos, já me hospedei com eles em várias cidades. Veja aqui minha experiência no hostel em Hamburgo e reserve aqui.
  • Amstel Hostel (Berlim, Alemanha): um hostel num prédio histórico com um café da manhã delicioso! Aqui você pode ver como foi minha experiência neste hostel em Berlim (mas o espaço foi reformado depois que fui, então deve estar ainda melhor!). Para reservar, clique aqui.
  • A&O Hostel (Colônia, Alemanha): um hostel de uma rede presente em várias cidades, tem clima familiar e preços ótimos! Veja aqui o post com minha experiência neste hostel em Colônia e reserve aqui.
  • Generator (Madrid, Espanha): já me hospedei lá duas vezes e foi onde gravei o vídeo! Aqui você pode ver posts com dicas de Madrid e para reservar, basta clicar aqui.
  • Plus (Florença, Itália): Hostel com muitas áreas de socialização, com uma piscina incrível! Aqui você pode ver todos os posts que fiz sobre minha viagem à Florença. Para reservar o hostel, clique aqui.
  • Yellow Hostel (Roma, Itália): Party hostel incrível, onde a parte de festa era num prédio à parte. Então quem queria dormir conseguia tranquilamente, e quem queria festa tb tinha! Aqui tem post sobre o Yellow Rome Hostel e para reservar basta clicar aqui.
  • De Pedra e Sal (Setúbal, Portugal): Um misto de hostel e hotel de charme, numa localização ótima para explorar as praias da Arrábida. Veja aqui o post sobre o De Pedra e Sal, hotel em Setúbal e reserve aqui.
  • Hostel Nature (Zambujeira do Mar, Portugal): um hostel bem pequeno e delicioso, do lado da praia. Leia mais sobre este hostel em Zambujeira do Mar e reserve aqui.
  • Astor Hostel (Londres, Inglaterra): tem várias unidades na cidade, com ótima localização! Veja aqui o post que fiz contando como foi me hospedar neste hostel em Londres e faça sua reserva aqui.
  • B13 Hostel (Sibiu, Romênia): hostel padrão, com excelente localização. Nesta seleção de hotéis na Transilvânia falei mais sobre a experiência. Se quiser reservar, clique aqui.

E se você estiver à procura de hostel em alguma outra cidade, basta procurar aqui! Lembrando que se você reservar através dos links aqui do blog, você não paga nada a mais, mas eu recebo uma pequena comissão. Isso me ajuda a continuar viajando e trazendo dicas bacanas para vocês! E se quiser um desconto de €15, é só usar este código: 6F4C09FB. Assim todo mundo sai ganhando! ;)

E aí, ficou com alguma dúvida sobre como é ficar em hostel? Deixa aqui nos comentários que eu te respondo!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hostel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Ficar em Hostel dicas
Salve esta imagem no Pinterest!
Artigo anteriorMuseu dos Coches!
Próximo artigoGrátis em Madrid!

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve