Castelo de Peles: o mais bonito da Europa!

Nesta minha segunda passagem pela Romênia, finalmente consegui visitar Sinaia e o Castelo de Peles, considerado um dos mais bonitos da Europa!

Castelo de Peles

Comecei o dia com a grande atração da cidade: o Castelo de Peles. Este castelo-palácio foi construído em 1873 à mando do futuro rei da Romênia. Inaugurado em 1883, continuou em obras até 1914. A família real romena costumava passar muito tempo por lá e justamente por isso o local contava com diversos luxos, pouco usuais para a época.

Este foi o primeiro castelo da Europa a ter energia elétrica, incluindo um gerador próprio. O palácio tinha água corrente quente fria, aquecimento central e um sistema de aspiração central. Além disso, a família real contava com um elevador e o teto de vidro abria mecanicamente. Esses são são os luxos tecnológicos, vamos dizer assim… O castelo é ricamente decorado, em todos os detalhes! É impossível olhar para um canto e não se encanta com algo. É inacreditável de tão lindo!

O exterior do castelo impressiona, mas o interior não deixa nada a desejar! A visita é feita sempre acompanhada com um guia e você pode escolher entre a “exposição básica”, que visita só o piso térreo ou o “tour opcional”, que passa pelos aposentos reais. Se quiser fotografar ou filmar lá dentro, tem que pagar uma taxa extra. O tour dura por volta de 45 minutos e o guia vai te contando mais sobre cada espaço e a história do local. É interessante, mas um pouco corrido… Queria ter ficado mais tempo explorando o castelo!

Pelisor Castle, Sinaia

Ao lado do Peles Castle, fica outro castelo: Pelisor Castle. Bem menor, foi construído em 1899 à mando do Rei para seu sobrinho e herdeiro. Por fora, ele é uma graça! Por dentro, a decoração é bem mais simples, mas ainda assim, interessante.

Os dois castelos ficam dentro de um grande parque e para chegar até lá eu peguei um táxi na avenida principal de Sinaia que custou 10lei (por volta de 2€). Os bilhetes para os castelos não podem ser comprados online, então se prepare para enfrentar uma fila pelo menos para o Castelo de Peles… A boa notícia é que a entrada no parque onde ficam os castelos é gratuita! Então você pode passear pelos jardins e tirar belas fotos sem pagar nada! Ah, consultem sempre o site antes de fazer sua visita, já que os castelos tem uns horários bem específicos.

Roteiro: Sinaia, Romênia

Saindo dos castelos, fui descendo a pé pela estrada até chegar o Mosteiro de Sinaia. Fundado em 1695, é considerada a construção mais antiga de Sinaia. Ali dá para visitar as duas igrejas ortodoxas, ambas com belas pinturas nas paredes!

Do mosteiro, continuei descendo por dentro do parque até chegar ao Casino de Sinaia, que hoje funciona como um centro de eventos. Aí aproveitei para andar pelo parque Dimitrie Ghica e admirar as belas construções históricas que tem por ali. Eu ainda dei sorte de pegar uma exposição de roupas típicas da Romênia no Muzeul Rezervației Bucegi, que fica dentro do parque.

Sinaia também tem um teleférico, mas como o clima estava meio nublado quando fui, preferi não subir. A vila é super pequenina e é na avenida principal que você encontra a maior parte dos restaurantes, lojas e hotéis. É bem gostoso andar por ali admirando a arquitetura da cidade rodeada pelas montanhas!

Como chegar à Sinaia

Visitar Sinaia é bem fácil, já que a estação de trem fica bem na entrada da cidade e o trem rápido saindo de Bucareste leva por volta de 1h30 e custa apenas 10€. Dá facilmente para fazer um bate-volta saindo da capital! Agora, se você estiver com pouco tempo, pode pegar um tour. Existem muitas opções que te levam ao Castelo de Peles e também ao Castelo do Drácula (Bran Castle) no mesmo dia:

Recomendo muito que visitem Sinaia, já que o Castelo de Peles é realmente impressionante!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para assistirem antes aos vídeos! 

Encontre seu hotel na Transilvânia aqui: http://bit.ly/2HbRH0p e tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ Você não paga mais por isso e ainda me ajuda a viajar mais e trazer mais dicas para cá! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve