Visita ao Teatro Comunale de Bolonha!

Vamos conhecer o Teatro Comunale de Bolonha? Por fora, ele parece bem simples e sem grandes atrativos, mas por dentro é uma lindeza só!

Teatro Comunale de Bolonha

Começamos o tour no hall de entrada, todo decorado. Em seguida passamos para a plateia, que é ainda mais bonito! Ali descobrimos que antigamente, na época das grandes óperas, ninguém ia ao teatro para prestar atenção no espetáculo e sim para “ver e ser visto”. Teatro Comunale de Bolonha O povão ia de pé, na plateia, onde hoje ficam as cadeiras. Os camarotes que circundam o espaço eram propriedades privadas de famílias ricas de Bolonha. O camarote funcionava como uma sala de estar: ali eles comiam, bebiam, recebiam visitas… Cada um é decorado de uma maneira diferente (ao gosto dos donos!) e alguns são maiores, resultado da junção de 2 ou mais camarotes.
Teatro Comunale de Bolonha
Detalhes dos camarotes
Depois de admirar a beleza e decoração dos camarotes, passamos pela varanda do teatro e rumamos para o subsolo. Ali fica um mecanismo do século XVIII que serve para subir o chão da plateia até ficar na altura do palco, para formar um grande salão de baile.
Teatro Comunale de Bolonha
O mecanismo do século XVIII
Apesar de funcionar até hoje, o mecanismo não é mais usado. Hoje em dia esse espaço funciona como um pequeno museu, com diversas peças do teatro e figurinos de algumas peças. Teatro Comunale de Bolonha Aqui a parte “vip” que tive acesso: visitei o palco cenográfico e o camarim. Normalmente essas áreas não fazem parte da visita, mas a minha guia foi tão querida que abriu essa exceção! O palco cenográfico do Teatro Comunale de Bolonha é enorme: maior até que a parte da plateia. É ali que acontece toda a mágica do teatro: troca de cenários, figurinos etc. Ali pude ver  os acessórios e as roupas da ópera que estava em cartaz (Il trovatore, de Verdi). O figurino tem que ser resistente e fácil de ser tirado e colocado, já que os atores tem pouco tempo entre uma cena e outra. Então é tudo com botão de pressão, velcro e fica tudo bem organizado para que ninguém se perca!
Teatro Comunale de Bolonha
O local onde fica a orquestra

Tour no Teatro Comunale de Bolonha

As visitas ao teatro acontecem algumas vezes por semana, tem duração de aproximadamente 1hora e custa 8€. Consulte o site do teatro para ver as próximas datas e horários disponíveis. Sempre acompanhado de um guia, você visita as principais salas do local descobrindo a história do espaço. Teatro Comunale de Bolonha Adorei visitar o Teatro Comunale de Bolonha, na próxima vez quero ver um espetáculo por lá!

Se inscrevam no meu canal no Youtube para não perder os próximos vídeos e me segue no Instagram @LuliMonteleone para acompanhar as minhas viagens ao vivo!

Reserve seu hotel pelo mundo aqui: http://bit.ly/2lTyOaR e encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ. Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)
Teatro Comunale de Bologna
Salve esta imagem no Pinterest!

Esta viagem contou com o apoio do Bologna Welcome e fiquei hospedada no MiaVia Apartments. Minha opinião e experiências são independentes e totalmente pessoais.

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve