Booking.com

Passeio pela Via Appia em Roma!

Aproveitei o sábado de sol para conhecer a Via Appia Antica, a estrada mais importante do império Romano!

Via Appia Antica

A Via Appia Antica, em seu auge, chegou a ter mais de 500 km de extensão, e ligava Roma ao sul da Itália. Por ali ainda é possível ver diversas ruínas, incluindo algumas bem conservadas. Comecei o trajeto no centro de informações turísticas da Via Appia, onde aluguei a bike por 3€ a hora. Dali segui o caminho indicado e fui pedalando tranquilamente até as Catacumbas de São Calisto e de São Sebastião. As catacumbas nada mais são do que cemitérios, já que na época romana era proibido enterrar os corpos dentro das muralhas da cidade. Roma tem várias catacumbas, e cada uma delas tem algo de especial / diferente. Desta vez, não entrei em nenhuma, mas pelo que lembro da minha outra visita, é bem interessante!
Via Appia Antica, Roma
Vila de Massezzio
Pedalei mais um pouco e cheguei à Villa de Massenzio, onde era a “casinha” do imperador Massenzio. Ali a entrada é grátis e você pode andar livremente entre as ruínas. A paisagem estava linda, cheia de florzinhas que atacaram a minha rinite e quase me impediu de continuar o passeio… rs
Via Appia Antica, Roma
Mausoleo di Cecilia Metella
Devagar e sempre, continuei pedalando até o Mausoleo di Cecilia Metella. Com ruínas bem preservadas, este aqui paga para entrar, mas dá para ver um pouco da bilheteria. Bem em frente, fica a  Igreja de São Nicolas, que só sobraram as paredes e por isso a entrada é gratuita. Já estava quase desistindo do passeio, mas finalmente cheguei à parte onde as pedras da Via Appia são as mesmas dos tempos romanos. Grandes paralelepípedos, todos irregulares, onde é possível até ver a marca das carroças! Incrível, mas impossível de pedalar.
Via Appia Antica, Roma
Igreja de São Nicolas na Via Appia Antica
Insisti mais um pouco para chegar ao último ponto do (meu) trajeto: Capo di Bove. Ali é possível ver as ruínas de umas antigas termas romanas que tem até mosaicos (esse é grátis também). Em volta, um jardim bem agradável onde eu aproveitei para descansar, encher minha garrafa d’água e comer o sanduíche que tinha na mochila. Dali, decidi que já tinha me forçado demais e voltei para o ponto inicial para devolver a bike. No total, meu trajeto teve apenas 6 km (3 para ir, 3 para voltar), mas foi suficiente para eu ver um pouco da Via Appia Antica de Roma, me cansar muito e sentir minha bunda doendo pelos próximos dois dias! rs
Via Appia Antica de bike, Roma
Pareço plena pedalando pela mesma estrada dos imperadores romanos, mas estava sofrendo! rs
Apesar de todos os “problemas” que tive no trajeto, o passeio é bem gostoso: no meio do verde, com paisagens lindíssimas. É incrível imaginar que por ali passaram muitos imperadores, ver as pedras no chão exatamente como eram na época do Império Romano. Os nerds (como eu) piram! rs

Via Appia Antica de Bicicleta

Como vocês viram no vídeo, andar de bicicleta pela Via Appia é uma péssima ideia. Pelo menos para quem, como eu, não está acostumado a pedalar, principalmente em terrenos acidentados. Afinal, a estrada é romana né, não tem asfalto liso. E ainda conta com várias subidas e decidas! Isso sem falar no calor que estava no dia que fui (e na minha crise de alergia!)… Para mim, foi uma péssima ideia alugar uma bicicleta e pedalar por ali, mas de qualquer maneira, valeu a experiência.

Como conhecer a Via Appia em Roma

Mas calma, existem outras opções para conhecer a Via Appia Antica: uma delas é o ônibus turístico que circula nos meses mais quentes. No entanto, esse ônibus só vai até as catacumbas, um trajeto ainda menor do que eu fiz de bike. Outra opção deve ser alugar um carro ou uma moto e chegar até o mais próximo possível dos monumentos. Como muitos trajetos estão fechados, então não tem jeito: tem que ser a pé mesmo. Levem um lanchinho, água e força nisso, porque vale a pena! rs Da próxima vez que for à Roma, voltarei a Via Appia de carro ou moto e aí conto a experiência para vocês! ;)

Se inscrevam no meu canal no Youtube para assistirem antes aos vídeos! 

Encontre tours pelo mundo aqui http://bit.ly/2JZw4CZ e hotéis neste link: http://bit.ly/2KpSL1K Usando estes links você não paga nada a mais e me ajuda a viajar mais e trazer ainda mais dicas para cá! ;)

Também pode te interessar...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Social Media

Vídeos

Instagram

Quem escreve